Como saber se o resultado do exame de urina está normal?

Perguntado por: upinheiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Estes são os valores de referência esperados de uma amostra de urina:

  • pH: deve ficar entre 5,5 e 7,0. pH acima de 7,0 pode ser indicativo de bactérias que alcalinizam a urina, ou ainda de cálculos renais ou insuficiência renal. ...
  • Densidade: um resultado considerado normal deve ficar entre 1,005 e 1,030.

Havendo qualquer mudança, seja na frequência que o paciente vai ao banheiro, na cor da urina, na quantidade eliminada ou outros sinais, é fundamental procurar um especialista.

A presença de leucócitos aumentados no exame de urina é um indicador de infecção urinária, porém não é um achado específico desta doença. O número de leucócitos no exame também não é um indicador de gravidade. Dessa forma, uma quantidade maior de leucócitos na urina não significa que a situação se agravou.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.

A litíase no trato urinário e tumores de bexiga também podem levar a aumento do número de leucócitos na urina, pois são condições que induzem resposta inflamatória; além disso, a litíase dificulta o fluxo urinário, facilita a implantação de microrganismos e, em conseqüência, o desenvolvimento de infecção urinária.

Amostra isolada: Em amostra isolada os resultados devem ser expressos em proteinúria por creatininúria, sendo considerados normais valores abaixo de 200mg de proteína/grama de creatinina.

Para conhecimento, alguns dos antibióticos mais comuns de serem prescritos para infecção urinária são: Nitrofurantoína (Macrodantina); Fosfomicina (Monuril) que é um remédio para infecção urinária de dose única; Sulfametoxazol + trimetoprima (Bactrim ou Bactrim F);

Negativo ou normal: quando não é identificado o crescimento de colônias de bactérias na urina em valores alarmantes; Positivo: quando é possível identificar mais de 100 mil colônias de bactérias, indicando também qual é o tipo de bactéria causadora da infecção.

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

Células epiteliais - podem ser de três tipos: tubular renal, do epitélio de transição e escamosas. Aparecem em pequeno número, na urina normal, menos de 3 a 5 / hpf.

Dores incomodas na bexiga, costas e no baixo ventre; Febre baixa e constante; Presença de sangue na urina em casos graves; Sensação de peso na bexiga.

Exame de urina
Para constatar a hematúria, os especialistas utilizam como base de avaliação a existência de 10.000 hemácias por mililitro de urina ou 5 hemácias por campo em um grande aumento. Níveis superiores a esses valores são um sinal de atenção e demandam orientação médica.

Densidade – A densidade deve variar entre 1005 e 1025. A urina com densidade menor do 1005 está pouco concentrada e pode significar que a capacidade de concentração do rim está comprometida. Já quando a urina estiver com a densidade maior do que 1025, ela será mais amarela e com odor forte.