Como saber se o resultado da colonoscopia está bom?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

No dia do exame, a alimentação deve ser composta somente por bebidas, como água, água de coco e suco de limão. Uma maneira de analisar se o preparo foi efetivo é observando as fezes. Se estiverem líquidas e quase incolores, a limpeza do intestino está correta.

"A colonoscopia permite que se possa detectar a existência de pólipos que futuramente poderão dar origem a um tumor. Retirando-se o pólipo, exclui-se também a chance de um câncer crescer ali naquele local”, afirma.

Também é indicado o uso de laxativos. Isso porque o ideal é que o intestino esteja sem resíduos para que sejam obtidas imagens nítidas. No dia do exame, a alimentação deve ser composta apenas por bebidas. Se as fezes forem líquidas e quase incolores, significa que o intestino está “limpo” para a realização do exame.

Colonoscopia é um exame utilizado para analisar a saúde do interior do cólon e do reto usando um colonoscópio, um tubo fino e flexível com uma luz e uma câmera na ponta. Com ele, é possível identificar lesões sugestivas de câncer colorretal, pólipos e outras condições médicas.

A colonoscopia é um exame através do qual o revestimento interno do intestino grosso é visualizado diretamente e em tempo real.

Pólipo intestinal é algo comum de ser encontrada em procedimentos de colonoscopia (no intestino grosso ou reto).

Pólipos no intestino: sintomas da doença

  • Sangramento;
  • Fezes com muco;
  • Alterações no funcionamento do intestino;
  • Dores abdominais.

Presume-se que a pesquisa de sangue oculto, quando realizada anualmente, reduz a mortalidade por câncer do intestino em 15% a 33%, representando um ganho de vida similar ao observado no rastreamento com colonoscopia a cada dez anos. Atualmente apenas cerca de 25% dos tumores são detectados precocemente.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Também pode haver alteração no formato. Fezes finas e longas podem ser sinais da doença.

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço.

É aconselhável que o paciente permaneça em casa, preferencialmente acompanhado. - É obrigatório fazer jejum de alimentos sólidos. - Só é permitido ingerir líquidos claros, a exemplo de água, sucos claros coados, bebidas isotônicas claras e chá, até 4 horas antes do horário do exame agendado para o exame.

APÓS A SEGUNDA EVACUAÇÃO: Iniciar com líquido da sua preferência (água, água de coco, gatorade, etc) após cada evacuação, até perceber o intestino limpo (fezes líquidas, amarelas/transparentes, que permitam ver o fundo do vaso, sem resíduos);

Normalmente, se existe uma suspeita de câncer colorretal, é realizada uma biópsia durante a colonoscopia. Nessa biópsia o médico remove uma amostra de tecido que é enviada a um laboratório de patologia para análise. No laboratório de patologia a amostra é submetida a alguns testes: Testes genéticos.

É o gastroenterologista que costuma interpretar as imagens capturadas nas paredes do intestino. Ele rastreia inflamações, sangramentos, lesões, pólipos etc. Há casos, porém, em que o médico pode colher uma biópsia para entender melhor a gravidade da situação.

No âmbito da medicina, consiste na indicação da não existência de determinada doença no organismo examinado.

Colonoscopia com biopsia
Nesse caso, o fragmento é analisado para confirmar ou não a presença de células cancerígenas no órgão.

Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.