Como saber se o relacionamento está indo rápido demais?

Perguntado por: lbarreto3 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

6 sinais que mostram que seu relacionamento está indo rápido demais

  1. Tomando decisões significativas cedo demais: ...
  2. Sentindo-se desconfortável com o ritmo: ...
  3. Negligenciando outros aspectos da vida: ...
  4. Pulando as etapas do relacionamento: ...
  5. Sem tempo para resolver conflitos: ...
  6. Dependência emocional rápida:

Para a maioria dos casais, o período “normal” é de um a três meses. Se, após sair com alguém por uma ou duas semanas, aquela dúvida de quando a conversa de “exclusividade” de relacionamento ocorre atormentar você, não se preocupe: muitos casais oficializam a relação após meses de encontros casuais.

“A maioria dos relacionamentos tende a entrar em desgaste pelo fato de os amantes não darem conta das peculiaridades do convívio intenso – intimidade, perda da liberdade, compartilhamento de emoções e dificuldades, anseios e objetivos distintos, entre outros fatores.”

1,6

Como a média tem ligação com a idade, quando falamos dos adultos entre 30 e 39 anos, o número semanal cai para 1,6 relações, enquanto entre pessoas de 40 a 49 anos vai para 1,3. Entretanto, as mulheres relatam que suas vidas sexuais melhoraram com o passar dos anos.

Normalmente, um dos principais sinais de um relacionamento desgastado é a falta de contato físico. Não tem mais beijos, não tem mais abraços, não tem mais carícias e as relações sexuais não estão entre as prioridades da rotina do casal[IM1] .

O papel da comunicação na vida de um casal
O silêncio é outro ponto de atenção: o ato de escutar sem dizer nada abre precedentes e pode indicar descaso, tédio ou indiferença. Apesar de vivermos em tempos onde faltam horas no dia, não podemos deixar de ter uma boa conversa com quem mais gostamos.

Às vezes o relacionamento esfriou porque um dos dois pode estar se sentindo sufocado. Isso pode ser causado por uma série de cobranças de uma das partes ou porque simplesmente sentem falta de mais liberdade. Também pode demonstrar que o casal está em sintonias diferentes, um quer demais enquanto o outro quer de menos.

Geralmente, as pessoas precisam de cinco a seis encontros para oficializar o namoro. Cada casal é diferente, mas se nada acontecer após três ou quatro dates, não se preocupe e espere mais duas ou três saídas para discutirem o futuro de vocês.

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

Fases de um relacionamento afetivo duradouro

  • Fase 1 - Paixão. Nessa fase ocorre o encontro de duas pessoas que idealizam a outra e sentem uma forte atração física, intelectual e afetiva. ...
  • Fase 2 - União. ...
  • Fase 3 - Desilusão. ...
  • Fase 4 - Amor. ...
  • Fase 5 - Deixar sua marca. ...
  • Casais em relacionamentos afetivos de longa duração.

O tempo longe um do outro tem o propósito de ajudar o casal a refletir sobre o que cada um almeja para o relacionamento e apontar o que não está dando certo. Quando estamos fora de uma situação, conseguimos ter uma visão mais fria do que está acontecendo, sem a influência de emoções que floreiam a realidade.

Existe uma variação da regra que permite que você conheça outras pessoas durante esse período, mas não de forma tão íntima. Nesse caso, você pode encontrar alguém para se relacionar, mas não deve se envolver sexualmente nos primeiros três meses.

O diálogo e a maneira de demonstrar amor entre casais ajuda a deixar mais evidente a natureza de cada pessoa, os seus gostos, o seu entendimento sobre as coisas, fortalecendo inclusive, a tolerância na aceitação do outro.

Quais atitudes fortalecem e rejuvenescem o amor?

  1. Manter o diálogo;
  2. Desenvolver alguma atividade junto com o companheiro;
  3. Aprender a rir dos próprios defeitos e dos defeitos do outro;
  4. Respeitar a opinião do parceiro;
  5. Preservar os momentos de intimidade;
  6. Ter um espaço individual;
  7. Expor a sua opinião;
  8. Fazer planos juntos.