Como saber se o refluxo foi para o pulmão?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

O principal sintoma de DRGE no sistema respiratório é a tosse ou pigarro persistente. Também podem ocorrer falta de ar, chiado no peito e expectoração de acordo com o tipo de complicação pulmonar que a DRGE provocar. Sintoma relativamente comum é o despertar durante o noite como se estivesse sufocado ou asfixiado.

– azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta; – dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio; – tosse seca; – doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.

Asfixia ou tosse súbita e forte que interfere na respiração, que pode acordar o paciente, é uma manifestação mais grave do refluxo. Tosse seca, garganta limpa, alterações na voz e até falta de ar com chiado no peito, semelhante à asma, podem ser causadas pelo refluxo.

O primeiro é o gastroesofágico, que é o mais conhecido. Neste, não existe a reclamação de efeito na via aérea. O segundo é o refluxo laringofaríngeo, quando a acidez do estômago pode seguir por todo o caminho, chegando até a garganta e os pulmões, causando ainda mais incômodo.

Quando o refluxo atinge a laringe, faringe, árvore traqueobrônquica e pulmões, os sintomas podem ser tosse seca ou com secreção, rouquidão, dor no tórax que pode parecer infarto, pigarro e sensação de irritação freqüente na garganta. Menos comumente pode ocorrer asma e pneumonias.

Tratamento de regurgitação pulmonar
O tratamento pode envolver o uso de medicamentos para reduzir a hipertensão pulmonar, como sildenafila ou bosentana. Muito raramente, a válvula pulmonar deve ser substituída.

A doença do refluxo gastroesofágico acomete grande parcela das pessoas. Os sintomas comuns são dor na região alta do abdome em queimação, intolerância a alguns tipos de alimentos, regurgitação. Os casos mais graves cursam até mesmo com problemas respiratórios.

O refluxo não tratado e recorrente por mais de 15 dias pode causar algumas lesões e danificar os órgãos envolvidos, como o esôfago e o estômago.

Isso ocorre na maioria das vezes em que o refluxo penetra o interior do sistema respiratório e os sintomas que podem ocorrer são tosse, chiado no peito, falta de ar. O QUE CAUSA A DRGE? Todo fator que diminuir o tônus muscular do cárdia (válvula localizada na transição do esôfago com o estômago) pode provocar a DRGE.

Por norma, o refluxo não causa dores nas costas, mas é algo que não está de todo fora de questão. O médico refere que os nervos do estômago e esófago transmitem sensações ao cérebro e nesse caso essa dor pode acabar por ocorrer.

Este problema causa um aperto no esôfago provocando dificuldades para engolir. Porém, o indivíduo também pode sentir dor, perda de peso, regurgitação e tosse. Ademais, a condição também pode evoluir para um câncer de esôfago.

A aspiração é uma condição em que fluidos ou partículas sólidas (especialmente alimentos) entram na traqueia ou nos pulmões (são inalados ou aspirados), em vez de serem engolidos para o esôfago e o estômago. Isso pode causar bloqueio das vias aéreas e inflamação e infecção dos pulmões.

Compreender esses fatores e trabalhar na sua correção é fundamental para controle da doença no longo prazo. Existem duas variantes da doença: O refluxo gastroesofágico (RGE) e o laringofaríngeo (RLF).

O tratamento refluxo gastroesofágico cirúrgico é indicado nos casos em que o mal funcionamento da válvula é definitivo. Afinal, a identificação dessa situação não é tão óbvia e necessita da avaliação do médico.

Dieta para doença do refluxo
Então, os alimentos que devem ser evitados ou reduzidos são: Bebidas alcoólicas. Café Extrato de tomate.

Se o que causa tosse seca é o refluxo, é preciso buscar um tratamento para refluxo para amenizar esse sintoma. Normalmente, o primeiro tratamento sugerido para o refluxo é feito com medicamentos, como antiácidos e inibidores de bombas de próton.

Consumir bebidas alcoólicas moderadamente; Evitar cigarro; Não fazer refeições muito volumosas; Evitar alimentos muito pesados.

Evite comer e ir para a cama em seguida
Ter hábitos alimentares saudáveis e evitar ir para a cama após o jantar são formas de acabar com a tosse seca em casos motivados por refluxo. Segundo estudos, 40% das pessoas que relatam tosse crônica desenvolvem a condição plelo refluxo e por outros problemas gástricos.

Esse material ácido agride o esôfago e causa sintomas de indigestão, dos quais o mais comum é a azia, ou queimação. O refluxo, porém, pode chegar até a boca, provocando alterações dentárias e halitose, assim como invadir a laringe e os pulmões, determinando queixas respiratórias.

Evitar alimentos que predispõem ao refluxo; Fracionar a dieta (menores quantidades em intervalos menores); Evitar ingerir líquidos com as refeições; Evitar deitar de 2 a 3 horas após uma refeição.

Entenda por que o refluxo piora à noite. Quando estão deitadas para o lado direito do corpo as pessoas conseguem arrotar com mais facilidade. Consequentemente, o refluxo também é mais fácil de ocorrer se o indivíduo estiver deitado do lado direito.