Como saber se o queijo brie está estragado?

Perguntado por: icunha6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

A casca deve ter uma cor esbranquiçada. Além disso, (se puder) dê uma cheirada. Se você detectar um toque de amônia, deixe-o. O odor é um sinal claro de que o queijo está estragado.

É normal que queijos de mofo Branco apresentem cheiro de amônia quando estão em estágio mais avançado da validade. O mofo branco da casca do queijo promove uma série de reações bioquímicas que tem como resultado a produção, entre outros compostos, de amônia. Dependendo do nível, é absolutamente normal.

Em geral, pode-se comer o mofo que fez parte da elaboração do queijo, o que ocorre com alguns tipos de roquefort, de brie ou de camembert. Com os outros, tome cuidado. “O bolor que aparece em um queijo que não o tinha quando foi comprado é tóxico.

Queijo Brie
Eles têm uma crosta branca e após abertos devem ser envolvidos novamente no papel branco original em que veem embrulhados. Este é um papel especial que protege e mantém intacta a superfície. Retorne o queijo à geladeira e consuma entre 4 a 5 dias. É natural que o mofo branco se espalhe.

Queijo Tipo Brie

PRODUTOEMBALAGEMVALIDADE
Peça 115 gCaixa c/ 8 peças60 dias

Faz mal comer queijo estragado? Sim. Comida mofada pode provocar diversos problemas como diarreia, vômito e até afetar o sistema nervoso.

Confira sempre a data de validade dos queijos. Apesar de alguns durarem até um ano quando fechados, depois de abertos devem ser embrulhados em filme plástico e guardados em geladeira para consumo em até 15 dias.

Afinal, Podemos comer a casca do queijo ou não? comestíveis. Podemos comer as cascas de queijos de massa mole com mofo branco, como o queijo Brie ou Camembert; cascas de queijos de massa mole com casca lavada, como o Époisses de Bourgogne ou o Reblochon e dos queijos de massa semidura, como o Tomme de Savoie.

Afinal, pode comer a casca do queijo brie? Sim, a casca branca é comestível! Há quem prefira não consumi-la por conta da ação do fungo, mas saiba que essa parte é saborosa e não oferece nenhum risco à saúde.

Não é necessário tirar a casca do queijo brie.
Muitas pessoas evitam comer essa parte do queijo por saberem que ela é resultado da ação de um fungo. Mas a verdade é que ela é uma das grandes responsáveis pela textura, sabor e aroma do queijo, por isso, é considerada essencial pelos amantes de queijo.

A curiosa "capa branca" que se observa no queijo Brie é nada mais nada menos que o aglomerado micelial do fungo responsável pela maturação deste tipo de queijo: o Penicillium cammemberti.

O Brie pode ser comido sozinho – cru ou assado. Não importa como você planeja servi-lo, o Brie deve ser levado à temperatura ambiente para obter o melhor sabor ou assado antes de comer. Isso permite que os verdadeiros sabores e riqueza do queijo brilhem e levem o queijo ao seu nível ideal de “viscosidade”.

O sabor do queijo brie é levemente amanteigado, com notas de nozes e um aroma suave e agradável. Sua textura macia e cremosa é resultado da adição de creme ao leite e do processo de maturação.

Ainda, queijos com fungo branco como o Brie e o Camembert também apresentam uma tendência a apresentar gosto amargo, devido à atividade proteolítica do Penicillium camemberti.

Mantenha o queijo brie e camembert nas embalagens originais para conservar a qualidade e o sabor. Para evitar o ressecamento e o aparecimento de bolor nestes tipos de queijos, após consumir, embrulhe-os em plástico filme ou papel alumínio para guardar na geladeira.

Recomenda-se que o queijo Brie seja refrigerado imediatamente após a compra e armazenado na geladeira até ser consumido completamente. Ele é muito rico e cremoso. Essa suavidade permite o crescimento rápido e generalizado de bactérias se o queijo não for armazenado corretamente ou deixado fora da geladeira.

Coloque o queijo em uma travessa e leve ao micro-ondas, em potência máxima, por 1 a 2 minutos. Retire do forno e cubra com a geleia. Sirva quente com as torradinhas.

Queijos duros
O queijo é uma daquelas comidas que se você jogar fora depois da data de vencimento estará perdendo ainda um bom produto! A maneira com que o queijo é produzido e maturado permite que ele ainda seja seguro de se comer depois de vencido.

Queijos frescos
Ricota e queijo branco, por exemplo, podem ficar de cinco a sete dias na geladeira.