Como saber se o produto é falso?

Perguntado por: lnovais9 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Observe atentamente se há o número do Serviço de Atendimento ao Consumidor e se esse contato corresponde a empresa responsável pelo produto. Também procure o CNPJ, o endereço e o nome do fabricante, data de fabricação e de validade, lote e o relevo das informações em Braille.

A data de produção, data de validade e número do lote. Você também pode distinguir os cosméticos verdadeiros dos falsos pela textura e cheiro do produto. As grandes empresas também adicionam na embalagem: O site oficial da marca.

De modo geral, entende-se por réplica a reprodução de produtos que são feitos com materiais mais baratos e que têm a autorização do detentor do produto original para que sejam reproduzidas. Já a falsificação é toda e qualquer reprodução de um produto sem a autorização de uma marca ou um artista.

Se o dono da loja negar respeitar esse direito, o consumidor pode procurar os órgãos responsáveis e abrir uma reclamação. Além disso, também pode ir à delegacia, já que configura como crime comercializar um produto falsificado, de acordo com o artigo 66 do Código de Defesa do Consumidor.

Pesquise o tempo de existência da empresa e se é uma revendedora autorizada das principais marcas. Analise se o site conta com um programa de atendimento ao cliente e segurança operacional, além de respeitar o Direito do Consumidor, como em trocas ou devoluções.

Para saber o código EAN de um produto, basta localizar seu código de barras. Lembre-se que ele fica logo abaixo da imagem de barras. Essa sequência é formada por 13 números e é composta da seguinte maneira: Os primeiros três números indicam a origem do produto (o código EAN do Brasil é 789, por exemplo).

Esse código costuma vir na embalagem ou caixa do produto. Para encontrá-lo, você deve considerar as suas características: Em primeiro lugar, o código universal do produto é identificado como um código numérico de 8 a 15 dígitos, à exceção de autopeças, que podem ter letras.

Onde encontrar o código universal do produto

  1. Na caixa ou etiqueta do produto, próximo ao código de barras.
  2. Tem entre 8 e 14 dígitos.
  3. Sem letras, exceto para autopeças.
  4. Geralmente são UPC, EAN, JAN ou ISBN.

Produtos não originais que imitam as características da marca na tentativa de se passar por um produto autêntico. Exemplos (lista não exaustiva): itens não autênticos com rótulos ou logotipos das marcas que eles copiam.

Vale lembrar que você pode identificar os produtos de Shopee Oficial com os selos, na página do produto ou na loja própria da marca. Passo a passo Shopee Oficial no App.

Além de possuírem nomes muito parecidos com os das fragrâncias originais (porém muito mais cômicos), os perfumes falsos têm acabamentos piores em sua apresentação e frasco. Normalmente, há um código de barras no fundo da caixa do perfume autêntico que deve corresponder ao do fundo do frasco.

O CRIME DE VENDA DE PRODUTO FALSO COMO ORIGINAL
Art. 66. Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena - Detenção de três meses a um ano de multa.

Não, vender réplicas não é ilegal.
Isso porque as réplicas são diferentes de produtos falsificados. Para comercializá-las, é fundamental que você peça autorização para o detentor de direitos autorais de uma marca. Assim, você pode vendê-las sem medo.

Qual a diferença entre original e falsificado? Produtos falsificados são feitos para se passarem por originais. Visualmente eles são quase iguais, mas costumam ser feitos de material de baixa qualidade. Já uma imitação é um produto que se parece com um original, mas não é idêntico.

Equipamentos eletrônicos falsificadas são os itens mais consumidos de forma ilegal, com 28,6\%, seguidos por roupas, com 18,8\%, e calçados, bolsas e tênis (17,1\%).

Quando o produto não é original, as etiquetas presentes vêm com informações erradas ou até mesmo sem a etiqueta. Sempre que for comprar um item, verifique se o código do produto é o mesmo da etiqueta que vem nele.

Mercado livre permite venda de produto falsificado e quem sai no prejuízo é o comprador, o vendedor infrator pode continuar até passar despercebido!

Exigimos que todos os vendedores cumpram as leis locais e nossos Termos de Serviço, que, entre outras coisas, proíbem a venda de produtos falsificados no marketplace.