Como saber se o problema é o motor de arranque?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 23 de maio de 2023
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Quais sinais que o motor de arranque está com problemas?

  1. Estalos durante a ignição. Se o motor a combustão não ativar após o escutar os estalos, o defeito pode estar na chave magnética. ...
  2. Ruídos que indicam o acionamento do motor elétrico, mas o motor a combustão não liga. ...
  3. Partida demorada. ...
  4. O carro não liga.

Também chamado de pinhão, o bendix é o que faz o giro do volante até o motor. Em relação às demais peças da partida, é a que mais sofre pressão e desgaste pelo uso. Quando se tem um problema ao dar a partida, é comum ouvir um barulho bem alto, como o de uma serra elétrica.

Se ela for um problema no motor de arranque, o carro pode pegar no tranco. Entretanto, se o motorista deu partida, o arranque virou, virou até acabar a bateria e o motor não pegou aí não se deve, em hipótese alguma, tentar fazer o carro pegar no tranco.

Isso pode ser por conta de uma bateria descarregada ou por um defeito na ligação do motor de arranque. Algo comum de acontecer também é um problema na própria chave de ignição. Para testar se o seu problema é elétrico, confira os fusíveis do veículo e também a bateria automotiva, inclusive os seus polos.

Quanto maior a quantidade de partidas, maior o desgaste. Em média, sob condições ideais, o motor de arranque pode durar até 50 mil quilômetros.

O motor de arranque é bastante durável e, em alguns casos, apenas uma boa limpeza ou a substituição de componentes baratos é o suficiente para resolver a falha. Essa manutenção costuma ser realizada de uma forma simples e rápida quando feita por uma oficina mecânica especializada em elétrica automotiva.

Falha no induzido
O induzido é uma peça que fica próxima ao bendix e à bobina, cuja função é servir como um condutor para o campo elétrico que faz com que o motor de arranque gire. O principal sinal de que o induzido está com defeito é a sensação de peso e arrastamento.

Geralmente, escovas baixas são a principal causa do defeito, e a manutenção é de baixo custo. O bendix também pode apresentar problemas, pois se trata da peça que mais precisa fazer esforço durante a partida do automóvel.

essa peça vai dentro da parte da frente aqui do motor de partida. essa parte é onde a gente vai encaixar o impulsionador que tem esses dois.

O “tranco” ou “soco” acontece quando a sincronia entre a pisada na embreagem e a aceleração é perdida. Se você solta o pedal da embreagem muito rapidamente, demora muito para acelerar após troca ou engata uma marcha em uma velocidade inadequada, com certeza isso vai acontecer.

Aqui estão alguns truques que pode tentar se o seu carro não pega. Se o carro clicar ao tentar dar a partida, mas ainda assim não ligar, isso pode ser causado por uma bateria fraca, terminais da bateria sujos, um motor de partida com desgaste ou um solenóide preso.

Pode ser usada qualquer marcha, de preferência as mais baixas, por produzirem mais rotação no motor nas baixíssimas velocidades de carro empurrado. Motores pegam no tranco até em marcha à ré, se for conveniente por questão de espaço ou se o veículo estiver numa ladeira com a frente voltada para cima.

Sente-se no carro, gire a chave e pise na embreagem. Em seguida, use a segunda marcha. Solte o freio de mão e deixe o automóvel rodar. Quando o carro chegar a 10 km/h, solte a embreagem e aperte o pedal do acelerador, girando a chave.

Uma das causas mais comuns para o painel acender, mas o veículo não ligar, é uma bateria fraca ou descarregada. Nesse caso, ao girar a chave, você pode ouvir um clique, mas o motor não dá sinal de vida. A solução mais simples é carregar ou substituir a bateria.

Uma maneira fácil de identificar este problema é quando você tenta dar partida no carro e ele parece não querer pegar. Além disso, mesmo que ligue, você vai notar um consumo exagerado de gasolina.

Não se deve, em hipótese alguma, lavar as peças do motor. O ideal é que utilize apenas um pano seco, só para retirar o excesso de sujeira; Busque um profissional especializado e competente na área, pois além da avaliação do motor, é preciso haja uma verificação do sistema elétrico do automóvel e da chave de ignição.

O que nem todo mundo sabe, porém, é que o motor de partida funciona apenas por segundos, depois desliga. Ele só serve, literalmente, para fazer o motor principal funcionar e poder iniciar sua parte. Já o alternador é um dispositivo que desempenha várias funções. Uma delas está ligada à ignição e à partida.

Um motor de partida convencional suporta em média 50 mil partidas, enquanto o componente próprio para Start-Stop permite que o veículo seja ligado entre 250 mil e 300 mil vezes. Por ser redimensionado, o motor de arranque de carros com Start-Stop pode custar entre 20% e 30% mais caro que um convencional.