Como saber se o problema é monitor ou placa de vídeo?

Perguntado por: ubittencourt7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Como saber se uma placa de vídeo está com defeito:

  1. O computador trava.
  2. Tela com efeitos estranhos, como zumbido - também chamados de "artefatos".
  3. Aumento do barulho e velocidade do cooler.
  4. Tela preta (a tela escurece repentinamente e não exibe nada).

Se a imagem da sua tela está aparecendo com defeitos, pode ser consequência de problemas na placa de vídeo. As interferências podem ser linhas multicoloridas, deformidades nas imagens e até mesmo travamentos. Esses defeitos são conhecidos como vídeo riscado ou artefatos.

Problemas com programas – uma placa-mãe com defeito não é capaz de gerenciar os programa adequadamente, gerando atrasos na execução; PC não reconhece pen-drive ou surgem linhas estranhas na tela do monitor; Falha na execução do autoteste de inicialização; Demora na inicialização do computador.

Quando cai a energia na sua casa e depois volta, o monitor pode sofrer com o aumento da carga energética e pode até queimar! Daí, pra evitar isso, é legal você ligar um estabilizador ou filtro de linha nele. É que esses acessórios podem evitar que os monitores queimem!

Ao ligar o computador e perceber que o monitor não está exibindo nenhuma imagem, é preciso verificar se o aparelho está ligado. Caso afirmativo, veja se há alguma mensagem como: “Cabo Desconectado”. Nesse caso, pode ser que o problema seja apenas um mau contato no cabo VGA/DVI ou HDMI.

Se houver alguma falha na conexão entre os dispositivos, a TV pode exibir imagens piscando e com ruídos ou, simplesmente, não detectar sinal. Para solucionar esse problema, basta tirar o cabo, recolocá-lo e se certificar de que ele está bem encaixado.

O reparo da placa de vídeo dependerá de cada caso. Em casos considerados simples, como quando algumas soldas derreteram, basta refazê-las e voltar a usar. Contudo, casos mais complexos requerem equipamentos específicos. Isso dependerá da análise feita do problema.

Remova completamente os drivers de vídeo e reinstale; Recorra a especialistas: caso nada disso funcione, é muito provável que o hardware esteja com problema. Um técnico em eletrônica com bons equipamentos deve ser capaz de encontrar o defeito.

8 Sintomas Comuns de Problemas na RAM

  1. Erro de Tela Azul. ...
  2. Travamento Eventual do PC. ...
  3. Declínio do Desempenho do PC. ...
  4. Falha ao Tentar Instalar um Novo Programa. ...
  5. Reinicialização Aleatória. ...
  6. Arquivos Corrompidos. ...
  7. RAM Ausente. ...
  8. “Bip” de Erro no Computador.

Reballing é uma técnica em eletrônica que permite o reparo ou a troca de chips, como a GPU da placa de vídeo, a partir do recondicionamento das soldas que conectam o componente à placa em si.

Como conservar a placa de vídeo do seu computador

  1. 1 — Monitore a temperatura da placa de vídeo. Prestar atenção na temperatura da máquina é importante para conservar seu funcionamento. ...
  2. 2 — Fonte de alimentação. ...
  3. 3 — Limpeza interna. ...
  4. 4 — Busque um especialista.

Assim como em boa parte dos aparelhos eletrônicos, sinais aparentes, como ruídos, cheiro de queimado, excesso de calor e fumaça, servem de alerta para o usuário identificar problemas na fonte de alimentação.

Até mesmo a fonte acaba sendo conectada com a placa mãe, já que ela tem a função de repassar essa energia vinda da fonte para outros periféricos no gabinete. Isso significa que, sem uma placa mãe, nenhum componente iria se comunicar com outro, e o computador não funcionaria.

Aquela tomada que tem na fonte, geralmente é só um jumper com um fio, que passa diretamente da tomada de entrada para a tomada de saída. Portanto, mesmo com o fusível queimado, o monitor continuará ligando.

Outra forma de consertar pixels queimados, travados ou quentes é através de softwares. Os programas atuam forçando o pixel a atualizar, o que faz com que o ponto exiba a cor correta novamente. Passo 2. Arraste o quadrado com pixels atualizando para o local onde está o defeito do seu monitor.

É o caso da tela preta, que pode ser causada por diversos motivos. Uma das principais causas é algum problema com o hardware. Nesse caso, pode acontecer de um dos componentes do seu computador estar com defeito, quebrado ou não funcionando como deveria. As vezes é também questão de estar mal instalado ou solto.

Ctrl + Alt + Seta para baixo: a tela fica na horizontal, porém de cabeça para baixo. Ctrl + Alt + Seta para cima: a tela fica na horizontal, na posição “correta”, de cabeça para cima.

Testar a memória RAM com o Diagnóstico de memória do Windows
Abra o menu 'Inicio' e procure 'Diagnóstico de memória do Windows'. Clique no primeiro ícone que aparecer. Escolha a opção 'Reiniciar agora e verificar existência de problemas (recomendado)'.

No Windows, vá até Painel de Controle > Hardware e Sons > Som > Gerenciar os dispositivos de áudio. Verifique se a saída HDMI está habilitada e se o volume está alto o suficiente.

E, da mesma forma como falamos acima, a placa de vídeo deve seguir os padrões do monitor, e vice-versa.

Verifique se HDMI e/ou digital aparecem na guia reprodução. Se não aparecerem, clique em qualquer área da janela onde os dispositivos deveriam aparecer, com o botão direito do mouse e assinale as duas opções (Mostrar dispositivos desabilitados e mostrar dispositivos desconectados).