Como saber se o pressentimento é bom ou ruim?

Perguntado por: egois . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Ele surge quando você menos espera e é acompanhado de angústia, aperto no peito e a sensação estranha e perturbadora de que algo não está certo. Quando essas percepções surgem, você costuma ter certeza de que algo ruim está por vir.

Os pressentimentos estão no meio do caminho entre a intuição e a premonição. Supostamente, funcionam como uma espécie de radar. Captam de forma imprecisa que alguma coisa, boa ou ruim, vai acontecer. Que um caminho leva a um final feliz, enquanto outro leva a grandes dificuldades.

O que é Intuição:
Percepção de acontecimento, verdade. ou, pressentimento sobre acontecimento futuro.

Ansiedade - Ansiedade é uma luta/fuga, um instinto de sobrevivência, uma expectativa apreensiva com relação ao que está por vir. Essa expectativa gera preocupação que se assimila a sensação de que algo ruim está por vir. Essas sensações podem estar relacionadas ao aumento da ansiedade.

Premonição é a sensação ou advertência antecipada do que vai acontecer, é sinônimo de pressentimento. É circunstância ou fato que deve ser tomado como aviso; presságio. A palavra é muito conhecida devido à literatura e aos filmes que a têm como tema principal, explorando a capacidade sobrenatural de se prever o futuro.

Em geral, essa sensação de que algo ruim irá acontecer pode estar ligada a transtornos psicológicos. Entre eles, destacam-se a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico. Independentemente da causa, porém, os sintomas são fortes e dificultam a rotina do indivíduo.

Se eles querem saber para onde você está indo, quanto tempo você vai ficar fora, quando você está voltando, etc. pode ser um sinal de traição. Esse aumento de interesse é muitas vezes mal interpretado como ciúme, ou maior preocupação para você, quando na verdade é exatamente o oposto, diz Houston.

Embora essa ideia seja inicialmente assustadora e associada ao sobrenatural, a psicologia entende que a premonição é um pressentimento de que alguma coisa — boa ou ruim — está para acontecer. Esta sensação está muito mais associada à emoção do que à razão, e está diretamente ligada à intuição.

Sempre que perceber que um pensamento assim está tomando conta da sua mente, procure se concentrar em algo positivo. Isso também é uma questão de prática. No começo parece difícil, mas quanto mais você faz esse exercício, mais fácil fica. A recompensa é uma cabeça mais leve e uma vida mais feliz.

2. Adivinhar, pressagiar: Diz que pressentia a morte dos entes queridos. 3. Conjeturar, calcular (um fato iminente): pressentir a chegada de alguém.

Élton Medeiros

Élton Antônio Medeiros foi um compositor, cantor, produtor musical e radialista brasileiro.

A intuição ou sexto sentido é como uma voz guiadora que habita dentro de nós e sua essência está interligada com as emoções. Quando ela é exteriorizada, o corpo sente uma sensação diferente, que pode causar desconforto ou euforia dependendo da situação.

Mesmo sendo um exemplo exagerado, pudemos perceber a diferença entre os efeitos da intuição e da paranoia. Enquanto a intuição é um pressentimento mais sutil sobre algo, que nem sempre se concretiza, a paranoia é intensa e aterrorizante e se mantém mesmo que nada de ruim aconteça de fato.

Na prática, mal-estar pode ser simplesmente a sensação de que não está completamente bem e saudável. De fato, é algo bem comum durante períodos que antecedem doenças em geral, como gripes e resfriados. Também é recorrente a queixa de mal-estar no corpo quando estamos nos recuperando de uma doença.

O estudo constatou que pacientes com problemas nas partes do cérebro associadas à autoconsciência, aos movimentos e à posição do corpo no espaço relatavam a experiência de sentir a presença de alguém que não existe. A "presença-fantasma" é um fenômeno comum relatado por muitas pessoas.

Fobia social, ou antropofobia, se trata de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas. Esse medo se manifesta de maneira irracional, sem justificativa e de forma extrema.

Em alguns filmes, há duas premonições: uma no começo e no final do filme, como acontece em Premonição 2, Premonição 3 e Premonição 4. A premonição do final possui a morte dos sobreviventes que ainda não morreram.

O que conquistou o público foi o conceito de filme de assassino, mas no lugar de um Jason ou Freedy Krueger, o vilão de Premonição é a própria Morte, que pode não aparecer fisicamente mas persegue todos aqueles que se desviaram de seu plano inicial.