Como saber se o preparo da colonoscopia está bom?

Perguntado por: sbrites . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 16 votos

No dia do exame, a alimentação deve ser composta somente por bebidas, como água, água de coco e suco de limão. Uma maneira de analisar se o preparo foi efetivo é observando as fezes. Se estiverem líquidas e quase incolores, a limpeza do intestino está correta.

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço.

Você saberá que o intestino está preparado quando as evacuações ficarem com aspecto semelhante ao da urina e for possível observar o fundo do vaso sanitário.

O paciente que passa pela colonoscopia precisa estar levemente sedado e seu cólon deve estar limpo de fezes e resíduos alimentares, o que exige um preparo prévio que inclui uma dieta nas 24 horas que antecedem o exame, bem como o uso de laxativos, conforme orientação médica.

A meia vida de eliminação do Manitol é de aproximadamente 100 minutos (pode ser aumentada em até 36 horas em casos de insuficiência renal aguda), para um efeito diurético observado após 1 a 3 horas da infusão. O Manitol aumenta a oferta de líquido aos vasos circulatórios, pelo aumento da pressão osmótica vascular.

O tempo necessário para a completa limpeza do intestino varia individualmente, podendo durar até três horas.

DURANTE TODO O PREPARO É IMPORTANTE CAMINHAR PARA AUXILIAR NO FUNCIONAMENTO DO INTESTINO. O paciente Irá apresentar vários episódios de evacuação de aspecto líquido apos meia hora da ingeta do manitol e essa diarréia vai persistir por mais ou menos 3 horas.

Idealmente, as fezes devem ter uma coloração marrom.

Dor abdominal, inchaço, gases, diarreia e constipação são sinais de que algo não vai bem, principalmente se esses sintomas estiverem presentes a longo prazo.

não evacuar normalmente (apenas de 1 a 2 vezes na semana); fezes ressecadas, muito duras e pouco volumosas; sensação de não realizar o evacuamento por completo (como por exemplo, como se houvesse algo ainda no intestino);

Ninguém é infalível. Independentemente de a colonoscopia estar normal, existe um percentual de pequenas lesões que não são detectadas no exame. Pólipos pequenos, menores que 5 mm de diâmetro, podem não ser vistos em até 20% dos casos.

A parte mais desconfortável é o preparo, feito com um laxante indicado. O intestino funciona por algumas horas e é recomendado que o paciente beba bastante líquido.

Repouso: em casa, por pelo menos 24 horas.

OBS: Com a ingestão do MANITOL o intestino irá “soltar” como diarreia, podendo ocorrer cólicas abdominais. Ao final, as fezes devem sair líquidas e com a cor semelhante à urina clara e sem presença de resíduos.

O paciente NÃO DEVE SENTAR OU DEITAR APÓS INGERIR O MANITOL.

No caso da colonoscopia ser realizada sem anestesia (com o doente acordado), o médico vai iniciar o procedimento com a aplicação de um gel anestésico/lubrificante através de um toque retal.

Fazer jejum absoluto de alimentos sólidos. Serão permitidos líquidos claros sem resíduos, tais como água, água de coco, chás claros, sucos coados ou bebidas isotônicas, até 4 horas antes do exame. O medicamento utilizado para o preparo do exame de Colonoscopia é o PICOPREP®.

Não pode vomitar o Manitol, se isso acontecer têm que repetir o preparo e agendar novo exame. Se estiver fazendo o exame pelo motivo de ter fezes líquidas, deve tomar um comprimido de Dulcolax no primeiro dia e um no segundo dia.