Como saber se o precatório foi liberado?

Perguntado por: lfurtado . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

Como posso consultar se meu precatório já foi pago? Os pagamentos disponibilizados pela Diretoria de Execuções de Precatórios e Cálculos (Depre) estão disponíveis na página www.tjsp.jus.br/precatorios.

Como consultar precatório federal pelo CPF

  1. Acesse o site do Tribunal de Justiça do seu Estado. Juntamente com o seu documento, navegue pelo menu;
  2. Localize a aba que dá acesso à página dos precatórios;
  3. Preencha as informações exigidas pelo Tribunal. ...
  4. Verifique a situação do seu precatório.

É muito simples consultar precatórios, para buscar as informações por conta própria, basta acessar o site do Tribunal responsável pelo processo. Nas plataformas de cada um, através de consulta online, é possível verificar o status do processo, a lista e ordem de pagamento, além do valor inicial a ser recebido.

Todas as agências da Caixa Econômica Federal estão efetuando pagamento de RPVs e precatórios, independentemente do valor, com ou sem alvará de levantamento.

A regra geral sobre as datas se baseia na data de emissão final do processo. Caso emitido até a data de 01 de Julho, o Precatório deverá ser pago até o final do ano seguinte. Mas se for emitido após essa data, o Precatório será quitado no ano subsequente (até 2 anos e meio depois).

30 meses

Após essa data, os precatórios somente serão pagos no ano subsequente. Assim, em regra, um precatório deveria demorar de 6 a 30 meses para ser pago, dependendo da data da sua inscrição.

Na operação, um investidor paga o valor do precatório em poucos dias úteis. Em seguida, ele assume o lugar de credor no processo. Dessa forma, assim que o órgão público quitar o que deve, a quantia irá para o bolso do terceiro.

Em resumo, é possível calcular precatórios conhecendo a quantia inicial do documento, a data de expedição e o índice de IPCA-e que incide sobre o montante.

Se você possui um precatório do INSS para receber e quer saber se será contemplado em 2023, basta consultar o site do tribunal de acordo com seu estado. TRF da 1ª Região - Atende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e Maranhão.

Todos os contribuintes que tenham efetivamente recebido valores referentes a um precatório ou Requisições de Pequeno Valor – RPVs durante 2022 devem declarar esses valores. Independentemente do valor que o contribuinte recebeu em 2022, os precatórios devem ser declarados na declaração de IR 2023.

Segundo a PLOA, em 2023, apenas R$ 17,1 bilhões do estoque de 2022 serão pagos, o que significa que nenhum precatório referente a 2023 será pago no ano corrente.

O Núcleo de Suporte Operacional ao PJe (Nusop) informa que alvará com assinatura, código de validação e QR Code pode ser impresso pela Consulta Processual (acesso com login e senha) no Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe).

O valor pode tranquilamente ser depositado na conta do cliente, e não há obrigação legal de o valor a receber ser depositado na conta do advogado. Pode ocorrer assim por alguma interesse de controle do fluxo do processo por parte do advogado. Mas a relação cliente-advogado além de contratual, é também de confiança.

48 horas

Especificamente sobre o prazo para advogado repassar dinheiro ao cliente, não há uma lei específica, mas, por respeito ao seu cliente, um prazo que eu particularmente considero justo é de até 48 horas úteis.

Cabe esclarecer que o advogado poderá receber os honorários contratuais e o de sucumbência no mesmo processo, pois como foi explicado acima, o primeiro será referente ao contrato com o cliente e o segundo será pago pela parte perdedora do processo ao advogado vencedor da ação.

Quais instituições bancárias recebem os precatórios? As 2 únicas instituições bancárias que podem receber RPVs e precatórios atualmente são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil por serem bancos estatais vinculados ao Governo Federal.

O Conselho da Justiça Federal (CJF) alterou as regras para levantamento de depósitos de precatórios e RPVs. A pedido da Ordem dos Advogados do Ceará, o órgão mudou o texto da Resolução 438 que trata de procurações.

De acordo com a lei, um precatório federal só é gerado se o resultado da ação judicial for superior a 60 salários mínimos.