Como saber se o policial me multou?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Como saber se levei multa na blitz? Em uma blitz policial, caso a autoridade identifique o cometimento de infração por parte do motorista, o condutor deve ser informado no mesmo instante. O agente irá emitir o auto de infração e solicitar a assinatura do motorista, que tem o direito de se recusar a fazê-lo.

30 dias

A lei especifica que a notificação da multa deve ser expedida dentro do prazo de 30 dias. Após a postagem, a responsabilidade pela entrega da notificação é dos Correios. Isso significa que, independentemente de quanto tempo a notificação demorar para chegar ao endereço, ela foi emitida dentro do prazo e é válida.

“Se você foi notificado de uma autuação, você quer saber o nome do agente para quê? Isso não vai resolver. Se você acha que não cometeu aquela infração, tem que entrar com recurso. Recurso contra a multa, contra o artigo.

O motivo é simples: de acordo com o art. 23 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as Polícias Militares só podem executar a fiscalização de trânsito quando houver convênio firmado para realizar tais atividades.

Você deve entrar no Portal de Multas de Trânsito do DNIT e realizar a consulta informando a placa e o renavam do veículo.

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco!

4 pontos

Para velocidades entre 20% e 50% acima do limite permitido, a infração é considerada média e resulta na perda de 4 pontos. Já para velocidades acima de 50% do limite permitido, a infração é considerada gravíssima e resulta na perda de 7 pontos na carteira, além da aplicação da multa prevista.

Não recebi a notificação de autuação de multa
Quando você não receber a notificação de uma multa em um prazo máximo de 60 dias a partir da data impressa na multa ou da data em que a multa for aplicada, você pode fazer um recurso baseado no Art. 281, Parágrafo único.

Muitas vezes as pessoas nos procuram perguntando por que a multa não apareceu no site do Detran. O que muita gente não sabe é que o Detran só administra as multas que são emitidas e vinculadas a ele. Dessa forma, as multas que são emitidas por outros órgãos não aparecem no site do Detran.

R$ 293,47

O valor da multa por furar o sinal vermelho é R$ 293,47 e 7 pontos na CNH, conforme descrito no Artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB.

40

De acordo com as novas regras, o limite de pontos que pode levar à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou de 20 para 40. No entanto, o total de pontos para perder a carteira temporariamente pode diminuir conforme a quantidade de multas gravíssimas acumuladas pelo condutor.

Como consultar multas de trânsito por CPF? O procedimento é realizado pelo portal de serviços SENATRAN e demora apenas alguns minutos e o serviço é totalmente gratuito. A pesquisa permite que o motorista verifique todo o histórico de infrações e os detalhes de cada uma delas.

Dessa forma, procure pela aba Atestado de Antecedentes Criminais, no site da Polícia Civil do estado que você deseja ou no site da Polícia Federal e apenas com o número do RG, nome completo e data de nascimento, você consegue emitir um Atestado de Antecedentes.

A consulta da situação dos equipamentos pode ser verificada no Portal de Serviços do Inmetro nos estados (PSIE), no link https://servicos.rbmlq.gov.br/instrumento" , afirma o especialista.

Na Resolução CONTRAN nº 561, que aprova as fichas do Volume II do MBFT, fica determinado que o agente de trânsito, sempre que possível, deverá abordar o condutor do veículo para constatar a infração, ressalvados os casos nos quais a infração poderá ser comprovada sem a abordagem.

Hoje o policial civil, militar flagra delitos de trânsito e não tem o poder de aplicar a penalidade da multa, seja na cidade ou estrada.

Desse modo, as polícias que podem dar multas são:
Rodovias e estradas federais: Polícia Rodoviária Federal (PRF). Estradas estaduais: Polícia Militar Rodoviária. Vias municipais públicas: em determinadas situações, Polícia Militar e a Guarda Municipal.

A consulta das multas de trânsito pelo celular pode ser realizada através do aplicativo Zul+. A plataforma digital permite que o motorista possa consultar suas infrações de trânsito e multas pendentes de forma muito simples, pelo próprio celular.

Parcelar multa é possível, mas depende do órgão autuador
Essa medida é, hoje, estipulada pela Resolução nº 918/2022 do Contran. No entanto, o parcelamento de multa é uma possibilidade, e não uma imposição. Nesse caso, adotar ou não essa medida é uma opção do órgão ou entidade de trânsito responsável pela autuação.

Para ter direito ao desconto de 40%, o proprietário ou condutor do veículo deve fazer seu cadastro no Gov.br e aderir ao SNE no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, habilitar o veículo no aplicativo da CDT, disponível na AppStore e Google Play, ou no Portal de Serviços Senatran.