Como saber se o pneu da moto está ruim?

Perguntado por: ifarias8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Ele se posiciona lateralmente e você pode reconhecê-lo facilmente pela indicação da sigla, uma seta, triângulo ou ainda pelo nome da fabricante. O indicador tem uma função simples: no momento em que o desgaste do pneu chegar até a marca, é hora de trocá-lo.

"No dianteiro, por exemplo, sempre pede-se menos libras, podendo variar de 28 a 29. Isto para a maioria dos modelos. Porém, se o piloto andar sozinho, o pneu traseiro deve receber em torno de 30 libras. Se for andar com um pouco mais de peso, é preciso calibrar com 32 libras.

A forma mais básica e rápida de saber se o pneu está furado é a verificação visual. Antes de entrar no automóvel e dar partida, circule o veículo e veja a condição de cada um dos pneus. Pneus baixos podem ser sinal de furo ou falta de calibragem adequada.

Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem. Ou seja, se o pneu já encostou no TWI, então está na hora de trocá-lo.

Goodyear

alguns sites especializados apontam sim a Goodyear como a marca de pneus que dura mais. Com destaque para linha Assurance, Eagle e EfficientGrip para diversas propostas para carros de alta performance, esportivos e carros de passeio (inclusive SUVs) - todas com foco em economia de combusrível e durabilidade.

Como aumentar a durabilidade dos pneus da moto?

  1. #1 Escolha os pneus certos! ...
  2. #2 Rode com pares da mesma marca e modelo! ...
  3. #3 Calibragem correta! ...
  4. #4 Estilo de Pilotagem! ...
  5. #5 Atenção ao índice de carga e velocidade dos pneus! ...
  6. #6 Balanceamento das rodas!
  7. Mais do que recomendado, essencial!

É preciso que os pneus estejam “frios”. *Caso eles estejam quentes, motos com pneus entre 170 e 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras. E, conforme já dissemos nos post, a temperatura influencia nessa pressão, já que o pneu, quando aquecido, pode aumentar a calibragem pela dilatação do ar.

No geral, a pressão ideal dos pneus dianteiros para corrida varia de 26 a 30,5 psi e a dos pneus traseiros de 23 a 27,5 psi.

Por que é importante calibrar pneu de moto? Ao calibrar o pneu da sua moto você evita acidentes, problemas mecânicos, desgaste prematuro das peças e gastos desnecessários, já que a vida útil da motocicleta pode ser reduzida em até 8.500 quilômetros caso não realize corretamente esta manutenção.

Quando o veículo se encontra estacionado por um longo período, a pressão nos pneus que estão em contato com o solo pode diminuir e ir lentamente se esvaziando com o passar dos dias, isso ocorre de forma natural e é bastante comum.

Se o pneu estiver murcho, haverá maior desgaste da banda de rodagem. Além disso, o desgaste passa a ocorrer de forma irregular. Então, a parte que fica em contato com o solo (footprint) pode variar. Como resultado, ocorre um desgaste excessivo em pontos espaçados.

Diversos fatores podem causar o furo no pneu da moto. Detritos pontiagudos encontrados nas vias — como cacos de vidro, pedras, arames e pregos, por exemplo — podem avariar o item e causar um furo. Na chuva, a situação tende a piorar, pois a água lubrifica os objetos e facilita que eles penetrem na borracha.

Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo. Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro.

Qual o ideal a se fazer? No caso de ter dúvidas entre colocar os pneus novos na frente ou atrás, o mais indicado é sempre priorizar a traseira, garantindo mais segurança. Por exemplo, em uma situação de pista molhada, é exigida a aderência dos pneus.