Como saber se o pino do implante foi rejeitado?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 17 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Como saber se o implante dentário está a ser rejeitado?

  1. Dor intensa após a cirurgia.
  2. Mobilidade no implante.
  3. Formigueiro ou dormência nos lábios, bochecha, língua, gengiva e queixo.
  4. Presença de pus ou outras secreções na área implantada.

Quanto tempo para cicatrizar e colocar o “pino” do implante? Geralmente 5 meses. Cada um tem um organismo e um tempo de recuperação, porém em média costuma levar até 150 dias para que o enxerto possa estar pronto para receber o implante.

Sendo assim, a rejeição do implante não acontece, mas existe a possibilidade da sua perda. Isso se dá quando não ocorre a osseointegração. Nessa etapa do tratamento, o tecido ósseo precisa envolver o implante para que ele fique fixo como uma raiz natural.

Pois bem, entre os sintomas mais comuns podemos citar dor intensa, mobilidade na prótese (o que pode sinalizar algum problema), presença de pus ou outras secreções e, para fechar, formigamento ou dormência nos lábios.

Saiba identificar os sinais ou os sintomas que indiquem um eventual problema, que pode gerar a rejeição de um implante:

  1. Dor intensa após a cirurgia.
  2. Mobilidade no implante.
  3. Formigueiro ou dormência nos lábios, bochecha, língua, gengiva e queixo.
  4. Presença de pus ou outras secreções na área implantada.

Há perda de harmonia e de naturalidade, já que o elemento metálico passa a ser visto. Além do mais, o afinamento gengival leva a um escurecimento da região. Isso porque o pino de titânio faz uma espécie de “sombra” sob a pele, o que dá a sensação de região escurecida e pouco agradável, esteticamente falando.

Um latejamento leve e suportável pode acontecer depois de enxerto ósseo dentário e implante e deve ser controlada com os remédios receitados, entretanto se o incomodo for muito grande e que não cessa com os medicamentos, o paciente deve entrar em contato com o dentista o quanto antes.

Alguns dos sinais que podem indicar que o implante dentário pode estar tendo problemas, seja ele recente ou não, incluem:

  1. recessão da gengiva;
  2. dificuldades para mastigar adequadamente os alimentos;
  3. inflamação gengival;
  4. inchaços;
  5. dores ou desconforto intenso;
  6. afrouxamento do dente substituído ou do implante.

Um implante pode ser retirado ? Sim. Através de cirurgia o médico dentista pode retirar o implante.

A cicatrização demora normalmente quinze dias mas a remodelação total dos tecidos (mucosa e osso) demora cerca de seis meses. A sintomatologia dolorosa deve ir regredindo e sentir-se cada vez melhor com o passar dos dias.

Essa técnica é feita através da aplicação de uma dobra cirúrgica gengival no momento da reabertura do implante, para colocação de um cicatrizador ou de um componente protético e uma coroa provisória.

Existem sinais que podem ser observados como:

  1. Sangramento a escovação;
  2. Secreção de pus ao apertar a gengiva ao redor do implante;
  3. Sensibilidade gengival ao redor do implante;
  4. Desconforto ao redor do implante;
  5. Dor ao mastigar.

Se você vai passar por um procedimento de prótese ou artroplastia de quadril deve observar atentamente as medidas de prevenção de infecção. E se você já possui uma prótese, fique atento aos principais sintomas de rejeição de prótese de quadril: dor intensa, febre, vermelhidão, calor e saída de secreção.

Como existem diferentes rochas, usinas, processos de obtenção do titânio, fábricas de im- plantes e formas de distribuição, a falha na osseointegração não deve ser atribuída apenas aos Cirurgiões-Dentistas e pacientes, pois os implantes podem ter sidos previamente corrompidos.

Hemorragias, infecções, parestesias ou disestesias e perda primária dos implantes são algumas das intercorrências e complicações mais comuns relacionadas a procedimentos cirúrgicos para implantodontia.

A reabertura de implante é um procedimento cirúrgico, sendo uma etapa programada da reabilitação oral com implantes dentários. A cirurgia de reabertura ocorre após o período de cicatrização do implante no osso (osseointegração), e portanto esse tempo é variável.

Podem ocorrer inflamações em um implante dentário, que se manifestam como dor, inchaço, dor ao mastigar, sangramento, e até a formação de pus no implante. Observe que em qualquer área da medicina em que se utilize uma peça artificial dentro do corpo humano pode haver uma reação adversa de rejeição.

A pessoa que passa por algum tempo sofrendo com sentimento de rejeição pode em algum momento associar outros sentimentos como por exemplo, abandono, fracasso, privação emocional, indesejabilidade social, busca de aprovação, pessimismo, etc. Pode se isolar e perder oportunidades de relacionamento e convívio social.

Etapa 5: fixação da prótese
Esta é a última etapa do tratamento de implante dentário. Depois que a gengiva estiver cicatrizada e o dente artificial for modelado, o paciente retorna ao consultório para retirar o cicatrizador e fixar a prótese.

Conhecida como perio-implantite, inflamação ao redor do implante (osso e gengiva) pode estar atrelada a uma higiene ruim. Quando há placa bacteriana ou detritos ao redor do implante, é causado ali uma infecção. O tecido gengival e ósseo inflama e a partir daí envia células do sangue para combater a infecção.

Evite alimentos duros e difíceis de mastigar
Para que o implante permaneça fixado no osso e a cicatrização ocorra sem complicações, o pino deve permanecer parado. Dessa forma, durante os primeiros dez dias, a recomendação é evitar alimentos de difícil mastigação, como aqueles duros e crocantes.