Como saber se o Periquito está pronto para acasalar?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Para saber se eles estão prontos ou não para acasalar, basta prestar atenção na cera (carúncula), aquela pele que fica logo acima do bico da ave. A tonalidade muda: na fêmea, fica em um tom marrom-claro.

Para saber se os periquitos querem acasalar preste atenção aos comportamentos dos pássaros, o macho reproduz sons para chamar a atenção, e posteriormente, segue tocando o bico da fêmea. A fêmea para mostrar que está interessada abaixa a cabeça e levanta a cauda, é aí que o periquito macho monta na fêmea para acasalar.

REPRODUÇÃO É possível a partir dos seis meses de idade, quando o periquito-australiano atinge a maturidade sexual. Nesse período, a tonalidade de um tipo de cera (carúncula), que fica em cima do bico, permite distinguir o sexo da ave. Enquanto na fêmea torna-se marrom, no macho passa a ser azul.

Geralmente, periquitos começam a acasalar entre junho e novembro, mas também em meses de chuva que ficam fora desse período.

A ração é regurgitada levando a uma visível sujeira no bico, onde algumas aves comportam-se estirando o pescoço, abrindo e fechando o bico repetidamente, como se estivessem beliscando o ar, parecendo ter um outro problema de engolir ou regurgitar. Porém elas não ingerem, cessando seu crescimento e perdendo peso.

As aves têm corpo coberto por penas, que protegem contra a perda de calor. O "arrepio" é uma reação à baixa temperatura e uma forma de se evitar uma maior perda de calor.

A regra é que dois periquitos que se habituam um ao outro acabam por se dar bem. Com sorte eles vão demonstrar afeto um pelo outro. Assim, é possível que os veja a dar bicadinhas um no outro, um a alimentar o outro ou mesmo a alimentarem-se mutuamente.

Quantos periquitos podem viver em uma gaiola? No mínimo dois. Os periquitos precisam de companhia para compartilhar a rotina e essa é uma parte essencial da sua natureza. No entanto, se você quiser reunir mais de dois periquitos em uma mesma gaiola, precisará de um modelo espaçoso.

Identifique uma fêmea.
A cera da fêmea adulta é branca ou marrom clara. À medida que se tornar fértil e pronta para botar ovos, essa cor se aproximará de um rosa escuro ou amarronzado. Durante o período de acasalamento, a cera fica espessa e acumula secreções. Esse acúmulo pode ter até 1 cm de espessura.

Algodão 100% natural para ninho. Estas fibras de algodão são super absorventes e fornecem um material de nidificação ideal para pequenas gaiolas e aves de aviário. Este material de nidificação é orgânico, seguro e puro.

Uma alternativa para isso é a Pipi-WC, Cama natural de Celulose, que vendem para roedores e aves. Esse material não causa problemas se for ingerido por seu pequeno. É feita para isso. Com ela podemos forrar o fundo da gaiola, tirar o excesso de sujeira todos os dias e fazer a trocar total a cada 15 dias.

Brinquedos para periquitos
Portanto, ele precisa ter balanços, cordas, escadas, espelhos e coisas do gênero para se divertir! Eles não apenas mantêm o periquito felizmente ocupado, mas também o mantém mentalmente estável, fisicamente saudável e forte.

O pássaro não deve ser exposto diretamente ao sol, tendo à sua disposição sempre um acessório que proporcione sombra, mas sem correntes de ar.

A criação é liberada pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Animais e Meio Ambiente). Então, ele pode ser mantido livremente em casa, assim como os canários e as calopsitas.