Como saber se o perfume é vegano?

Perguntado por: oalmada9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

Produtos veganos são aqueles em que não são utilizadas matérias-primas de origem animal, mas isso não significa que não contenham materiais sintéticos. Os cosméticos naturais devem conter, pelo menos, 95% de substâncias naturais e 5% de matérias-primas orgânicas ou sintéticas.

Para que seja considerado vegano, um item precisa não ter relação alguma de sofrimento com os animais, ou seja: não pode usar partes animais e nem realizar testes neles.

Como vimos, um produto vegano é aquele que não possui ingredientes de origem animal na sua formulação.

Selo PETA: atestado de não crueldade animal;
Todos os produtos da CARE contam com o selo PETA, que garante não haver testes em animais durante ou após o nosso processo de produção, atestando ainda a ausência de ingredientes de origem animal em nossas formulações.

Vegano: não contém ingredientes de origem animal + cruelty free. 3. Natural: contém apenas ingredientes naturais e saudáveis em sua composição. Dependendo de sua composição e testes pode ou não ser cruelty free e vegano.

Orgânicos: as matérias-primas usadas não levam agrotóxicos no seu cultivo. Veganos: não são utilizadas matérias-primas de origem animal como cera de abelha, leite ou banha. Naturais: não são usados elementos sintéticos, como nos corantes e fragrâncias.

O Musk, ou almíscar, é muito usado na perfumaria fina por harmonizar e trazer conforto para a fragrância. Inicialmente de origem animal, a tecnologia permitiu a criação dos musks sintéticos, com perfume doce e ambarado.

Embora seja natural que a galinha ponha ovos, há muita crueldade e exploração nas granjas, sendo assim, os veganos não consomem ovos.

Os produtos veganos certificados apresentam dois logotipos da Vegan Action e da The Vegan Society em suas embalagens para indicar que não contêm ingredientes de origem animal. Familiarizar-se com ingredientes de origem animal e verificar a embalagem dos produtos é outra maneira de encontrar produtos veganos.

Ser vegano é muito mais do que apenas não comer alimentos de origem animal. Isso significa que o veganismo não se resume à dieta, mas sim, a todo um estilo de vida onde não há o consumo de nada que explore, prejudique e custe a vida de um animal ou de um ser humano.

Menor risco de alergia. Produtos veganos oferecem um risco menor de reações alérgicas, pois os ingredientes são mais naturais e as chances de causar danos e reações alérgicas são menores. Então, eles são uma excelente opção para quem possui alguma sensibilidade alérgica.

Os produtos veganos são aqueles que não possuem nenhuma substância de origem animal em sua composição e, obrigatoriamente, não realizam testes em bicho algum. Já os Cruelty Free são produtos que podem ter alguma substância de origem animal em sua fórmula, mas que preferem não realizar testes sobre eles.

Os produtos veganos, além de não possuírem nada de origem animal em sua composição, não são testados em animais antes de chegarem às prateleiras. Dessa forma, um produto pode ser composto 100% de ingredientes petroquímicos e sintéticos, não sendo natural ou orgânico, mas ainda assim receber o selo vegano.

2- Vegan: O símbolo com o girassol é emitido e verificado pela Vegan Society, criada no Reino Unido em 1944.

Como saber se um produto não é testado em animais?

  1. o produto contém o selo não testado em animais (cruelty-free). Geralmente, o selo tem um desenho de um coelhinho; ¹
  2. a empresa ou marca de sua preferência pode estar presentes em uma das listas que foram desenvolvidas por instituições internacionais e brasileiras. ¹

Os produtos veganos são aqueles que não possuem nenhum ingrediente de origem animal. Já os produtos cruelty-free são aqueles que não fazem testes em animais em nenhuma etapa de seu processo.

Observou-se que as dietas vegetarianas e veganas melhoram o perfil de nossas bactérias intestinais, nos protegendo contra várias doenças. Na alimentação, os extremos podem não ser bons, mas se bem planejados, são alternativas saudáveis.

Os veganos não se alimentam de nenhum produto que contenha carne, ovos, leite, mel ou outros ingredientes derivados de animais. A dieta é, portanto, baseada, principalmente, em consumo de vegetais, como legumes, hortaliças, feijão, arroz, frutas, castanhas e tantos outros.

Enquanto os vegetarianos só se restringem na alimentação, os veganos evitam contato com qualquer produto que tenha origem animal. Portanto, além das carnes, os veganos não consomem outros alimentos vindos de animais, como mel, leite e ovos da alimentação.

Para verificar a autenticidade de orgânicos, o consumidor deve observar se a embalagem apresenta o selo Produto Orgânico Brasil. O Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) concede um selo que garante que um alimento oferecido é, de fato, natural e livre de alterações químicas.