Como saber se o peixe vai morrer?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Como saber pela aparência se o peixe está doente

  1. Perda de cor;
  2. Desgaste das barbatanas;
  3. Feridas pelo corpo;
  4. Inchaço;
  5. Olhos saltados,
  6. Ventre retraído.

A análise necroscópica de um peixe morto em decorrência da falta de oxigênio, pode revelar a existência de hemorragias nas brânquias e no abdômen, dependendo do tempo de estresse sofrido pelo animal e da resistência que a espécie apresentar.

Entre os principais sintomas de estresse em peixes bettas, estão:

  1. Falta de apetite;
  2. Peixe betta parado no fundo do aquário ou, ao contrário, nadando de um lado para outro;
  3. Peixe se escondendo;
  4. Mudança na coloração — de tons vibrantes para opacos,
  5. Peixe doente com frequência.

Quais os sintomas do peixe betta estressado?

  1. Falta de apetite.
  2. Peixe parado no fundo do aquário.
  3. Peixe se escondendo.
  4. Peixe com doenças frequentes.
  5. Mudança na coloração.
  6. Nado irregular.

Para manter o espaço mais limpo, reduza o número de peixes, adicione sal (próprio para peixes) à água e desinfete o aquário. Para limitar a transmissão de doenças entre os peixes, remova os mortos imediatamente da água e deixe os peixes novos em quarentena por duas semanas antes de juntá-los aos outros.

A falta de oxigênio o deixa cansado, mantendo-o no fundo do aquário. O pet pode respirar diretamente o ar atmosférico quando vai à superfície da água, mas essa não é uma condição ideal. Caso ele esteja apresentando esse comportamento, provavelmente a oxigenação da água está ineficaz.

Cuidados com um peixe doente
No entanto, um dos primeiros cuidados com o peixe doente é promover a higienização do aquário. É importante que o aquarista realize a troca da água com todos os cuidados necessários, sempre atento ao pH da água e evitando o uso de água tratada, caso o animal seja de água doce.

A oxigenação do aquário se dá pela troca gasosa entre a água do aquário e a atmosférico. Existe um equilíbrio entre a quantidade de gás que fica na água que é chamado ponto de saturação.

Ao invés de deitar e fechar os olhos, os peixes simplesmente se tornam inativos pelo período de descanso. A forma que mostram essa inatividade muda conforme a espécie de peixe, porém, é correto afirmar que a maioria fica parado com as guelras quase sem movimento.

Quais são os sintomas de falta de oxigênio e como podemos reconhecê-los? A primeira resposta de um peixe que se encontra em água com reduzido oxigênio é aumentar a taxa de ventilação. Qualquer pessoa que conheça de perto seu peixe notará que os peixes mantém um ritmo natural de ventilação.

4. Peixes estão morrendo por condições ruins da água. Recomenda-se trocar 15% da água do aquário todas as semanas (ou 30% a cada 2 semanas). É necessário remover regularmente a matéria orgânica em decomposição do aquário, caso contrário, podem ocorrer desequilíbrios químicos na água e matar os peixes.

Nem sempre o corpo emerge, flutua, chega a alguma praia ou mesmo é encontrado por tripulantes embarcados. Se ficar preso a algo no fundo do mar ou mesmo se possuir qualquer ferimento, pode jamais vir à tona ou mesmo romper-se. Em condições normais de afogamento, o comum é o morto boiar em no máximo 72 horas.

6 dicas de como deixar o seu peixe mais confortável e feliz

  1. Adquira um aquário espaçoso. ...
  2. Tenha atenção para a altura do aquário. ...
  3. Deixe o aquário decorado. ...
  4. Aposte em objetos flutuantes. ...
  5. Equipe o aquário adequadamente. ...
  6. Faça a manutenção da água.

É fácil e mostra uma ótima relação com seu amigo:

  1. Suavemente, bata com o dedo no aquário;
  2. Espere o peixinho olhar para você, faça movimentos pelo aquário;
  3. Quando o betta acompanhar o dedo, recompense-o com um pouco de ração;
  4. Repita o treino por alguns dias,
  5. Após um tempo, o peixe estará seguindo seu dedo!

Quando há queda de temperatura, para identificar se o peixe sente frio, observe o comportamento. Se ele permanecer por muito tempo parado ou no fundo do aquário, pode ser indício de baixa temperatura. Essa atitude é para economizar energia e calor.

Ameaça ou atenção. A sensação de ameaça ou o estado de atenção constante são fontes geradoras de estresse em peixes. Devido à incompatibilidade entre as espécies, o peixe pode sentir-se ameaçado por outro peixe, seja por um novo habitante ou por um já existente no aquário.

Continuar lendo Como Chopper vai morrer?