Como saber se o peixe paulistinha está grávida?

Perguntado por: amachado7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Uma fêmea grávida às vezes desenvolve um "ponto gravídico" no abdômen perto abertura de ar da parte traseira. Ele costuma ser preto ou vermelho e torna-se mais pronunciado no decorrer da gravidez. Alguns peixes já têm este ponto, mas na gravidez ele ficará mais claro ou mais escuro.

As fêmeas têm período de gestação de aproximadamente 25 dias, podendo dar origem a cem filhotes a cada quatro semanas. Além disso, estas são capazes de armazenar os espermatozóides por aproximadamente oito meses, podendo ter mais de três gestações seguidas sem ajuda direta do macho.

8 dias

A incubação demora em torno de 6 e 8 dias, dependendo da temperatura, e os alevinos partem para o plâncton, estágio que ainda pode durar de 8 a 12 dias, e ajuda na dispersão.

A hidropisia em peixe, também conhecida como barriga d'água, é uma infecção aguda e grave que leva à falência progressiva dos rins e, por conta disso, incha a barriga do peixe com o acúmulo de água e outros fluidos.

1) ACASALAMENTO. É a primeira coisa que vem à mente quando vemos um par de peixes nadando rápido, um atrás do outro. Quando há machos e fêmeas juntos no tanque,esse comportamento é provavelmente um simples ritual de acasalamento.

PARÂMETROS DA ÁGUA PARA O PAULISTINHA TIGRE VÉU
Mantenha a temperatura por volta de 20ºC e 28ºC e pH em torno de 6,4 a 7,5.

O macho irá arrumar o ninho e tentará atrair outras fêmeas para o acasalamento. Depois de alguns dias sendo incubados dentro da boca da mãe, os ovos eclodem e nascem as larvas de peixes chamadas alevinos. Em Biologia, larva é o termo para indicar qualquer indivíduos em fase de desenvolvimento.

"O peixe precisava copular de lado, como numa espécie de dança, em que as barbatanas serviam para dar apoio enquanto o macho introduzia seu membro na fêmea", diz Long. Curiosamente, essa forma de reprodução não durou. Os pesquisadores acreditam que o Microbrachius voltou a utilizar a inseminação externa.

Reprodução de peixe Platy
O período de gestação desta espécie de peixe é entre 4 e 6 semanas, produzindo cerca de 80 alevins.

No Brasil, o tempo de engorda varia de 4 a 11 meses, dependendo do local, clima, temperatura e qualidade da água e as exigências do mercado.

Peixes ovovivíparos

  • Guppy.
  • Peixe-agulha.
  • Peixe-agulha de água doce.
  • Molly.
  • Endlers.
  • Espadinha (xiphos)
  • Platys.

Use apenas uma esponja nova e limpa
Tudo para evitar que eles contaminem a água e consequentemente envenenem o seu peixe. "Aquela água que fica mais no fundo e nas paredes do aquário, que vai pegando o limo, você lava com uma esponja nova e que nunca tenha levado detergente. Tem que ser realmente uma esponja novinha!

Desta forma temos que considerar que alevinos comem: o seu próprio saco vitelino, Zooplâncton, náuplios de Artemia, Artemias e ração congelada. Outras formas de alimentação poderão ser providenciadas, considerando a espécie de peixe e o seu desenvolvimento.

É fácil e mostra uma ótima relação com seu amigo:

  1. Suavemente, bata com o dedo no aquário;
  2. Espere o peixinho olhar para você, faça movimentos pelo aquário;
  3. Quando o betta acompanhar o dedo, recompense-o com um pouco de ração;
  4. Repita o treino por alguns dias,
  5. Após um tempo, o peixe estará seguindo seu dedo!

Quando o peixe betta começa a ficar muito tempo parado, com a barriga colada no fundo do aquário ou a nadar de forma irregular, com a barriga virada para cima, ou na vertical, provavelmente ele contraiu uma hidropisia, ou seja, a doença da bexiga natatorial, que nada mais é do que uma inflamação na bexiga que o peixe ...

Também conhecida como distúrbio da bexiga natatória, é uma doença na qual os peixes têm dificuldades para flutuar ou afundar no aquário, devido ao fato de a bexiga natatória não estar em pleno funcionamento.

O tratamento de bexiga natatória com luftal não é recomendado. O ideal é procurar um profissional. Ao perceber que um de seu peixinho está com nado irregular, não deixe de levá-lo a um médico-veterinário o quanto antes!

Se você perceber a barriga do peixe virada para cima, não vá achando que ele morreu. Talvez ele esteja doente, portanto verifique os sinais vitais. Veja aqui os sintomas a se observar: O peixe flutua perto da superfície de cabeça para baixo.