Como saber se o peixe está com salmonella?

Perguntado por: amarques7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os principais sintomas da doença são dor abdominal, vômitos e diarreia e costumam surgir de 12 a 36 horas depois da ingestão de comidas contaminadas. Presente nas fezes de indivíduos doentes e também de animais contaminados, a bactéria se espalha rapidamente quando as condições de higiene são precárias.

O tratamento da salmonela não tifoide é feito por meio do uso de medicamentos que aliviam a dor e os sintomas incômodos causados pela bactéria. Nos casos em que a Salmonella consegue escapar do trato intestinal do paciente e se espalhar por outras partes do organismo, o tratamento engloba também antibióticos.

Qual a chance de pegar salmonella no ovo? A infecção por salmonella, contaminam 1% dos ovos de galinha. Sendo provável o contágio por pratos que passam horas sem refrigeração, como maioneses, quindim, vitaminas e ovos crus com a gema mole.

O cozimento de frango requer pelo menos 45 minutos, a temperatura que garante a morte da bactéria em todos os casos é de 80ºC.

As enfermidades causadas pela ingestão de alimentos contaminados são muito comuns no Brasil. Segundo dados do Boletim Epidemiológico 32, da Secretaria de Vigilância em Saúde, publicado em 2020, de 2016 a 2019 o País sofreu 626 surtos de intoxicação alimentar, sendo quase 15% dos casos causados pela salmonela.

A síndrome de Haff apresenta sintomas menos de 24 horas após a ingestão de pescado. Sintomas como dor muscular difusa, rigidez muscular, dormência, perda da força em todo corpo, urina de coloração escura e falta de ar após a ingestão de pescado podem indicar um caso da síndrome.

Se não for congelado, o peixe dura apenas um dia na geladeira. Na hora de preparar, é importante ficar atento à quantidade de sal que os alimentos contêm, alguns deles podem causar aumento de pressão arterial.

Além disso, algumas pessoas podem desenvolver sintomas típicos de reações alérgicas. Ou seja, como coceira e vermelhidão na pele, inchaço no rosto ou dificuldade para respirar.
...
Os mais comuns são:

  1. dor abdominal forte;
  2. febre abaixo de 39 ºC constante;
  3. sangue nas fezes;
  4. náuseas e vômitos;
  5. por fim, mal-estar geral.

Sintomas de infecções por Salmonella
Quando o intestino é infectado, os sintomas geralmente se iniciam entre 12 e 48 horas depois de ingerir a bactéria. Ocorrem enjoos e cólicas abdominais, logo seguidas de diarreia aquosa, febre e vômitos.

1 ano

Após uma infecção por Salmonella a pessoa pode permanecer com a bactéria por 1 ano! Recomenda-se a correta higienização das mãos sempre que for manipular alimentos.

Desta forma, para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar um exame de fezes, onde é possível identificar as bactérias presentes. Ao identificar a bactéria que causa a salmonella, o médico pode passar o tratamento adequado para eliminá-la e/ou tratar os sintomas do problema.

O médico explica que a Salmonella typhimurium e a Salmonella enteritidis são os tipos mais patogênicos, ou seja, causam mais riscos à saúde.

Os agentes responsáveis pela maioria das mortes são a bactéria salmonella (52 mil mortes), a bactéria E. coli (37 mil mortes) – a Escherichia Coli, que habita normalmente o intestino humano e o de alguns animais – e o norovírus (35 mil mortes).

Os alimentos mais incriminados são: carne bovina, aves, suíno e ovos crus.

As salmonelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 5°C e 46°C e têm uma temperatura ótima de crescimento em torno de 38°C, são extremamente resistentes ao Page 2 2 resfriamento e congelamentomas, no entanto, são destruídas quando submetidas a um tratamento térmico acimade 70°C, temperaturas obtidas ...

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Fique de olho se o peixe está com as escamas brilhantes. Se estiver opaca, descarte. Escamas firmes? As escamas também devem estar firmes ao corpo do animal.

A pele deve estar úmida, tensa e bem aderida. Não pode ter escamas soltas – As escamas dos peixes frescos estão sempre bem firmes e resistentes, o que indicam que a pesca foi recente. Devem também estar translúcidas, ou parcialmente transparentes, e brilhantes.