Como saber se o peixe beta está feliz?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Como reconhecer um peixe betta estressado?

  1. Falta de apetite;
  2. Peixe betta parado no fundo do aquário ou, ao contrário, nadando de um lado para outro;
  3. Peixe se escondendo;
  4. Mudança na coloração — de tons vibrantes para opacos,
  5. Peixe doente com frequência.

3 truques para brincar com seu peixe betta

  1. Coloque seu dedo na superfície da água;
  2. Jogue um pouco de ração para peixe;
  3. Espere o ele subir à superfície;
  4. Repita o treino durante alguns dias,
  5. Com o tempo, o peixe betta estará treinado a subir à superfície quando sentir o dedo na água!

Pouco espaço no aquário
No entanto, é comum que esses peixes sejam colocados em aquários muito pequenos. Além disso, os aquários pequenos não possuem espaço suficiente para equipamentos, o que acaba acarretando na poluição mais rápida da água, isso pode deixar o peixe betta estressado.

Saiba que a maioria dos peixes costuma ser ativos durante o dia e descansam durante a noite, assim como os seres humanos.

O aquário deve ser colocado em um ambiente calmo, com pouca circulação de pessoas, pois o Betta é um animal estressado. Procure sempre tampar o aquário, mas deixar uma entrada de ar, Peixes Betta são ótimos saltadores.

O Peixe Betta deve comer ração em bolinhas. O alimento deve ser entregue uma ou duas vezes por dia.

Interagir com o betta auxilia na sua alegria, por isso, procure falar com ele, pois esse peixinho gosta de ouvir a voz de seus tutores. Alterne a posição dos objetos que decoram o aquário e os renove sempre que possível. Isso gera estímulo para que observe as coisas ao seu redor.

Os bettas são exemplos de peixes que gostam de luz, mas que precisam ficar no escuro por algumas horas no dia. Por isso, não precisa deixar nenhuma lâmpada acesa durante a madrugada, já que eles também vão descansar por algumas horinhas.

Você sabe que não deve tocar ou fazer carinho no Peixe Betta, porque ele é muito sensível e isso pode tirar algumas proteções das suas escamas. Mas pode brincar com ele com os seus dedos, colocando um deles no vidro para que o peixe possa segui-lo.

Quando tem fome, assim que avista seu tratador (pois o peixe identifica quem o alimenta), fica muito exaltado e nada agitadamente.

O ideal, principalmente com um animal delicado como o Betta, é não encostar nele. Pelo bem da saúde do pet e da sua também. Bruna explica: “o dono pode transmitir alguma doença para ele e vice-versa.

Como identificar alguma doença pelo comportamento do peixe?

  1. Falta de apetite.
  2. Baixa disposição.
  3. Alterações na respiração e no nado.
  4. Isolamento.
  5. Coceira (quando o animal se raspa nos objetos do aquário)
  6. Letargia.

Bettas não precisam de oxigenador no aquário: aquários com 15 litros ou mais tem superfície suficiente para troca de gases, permitindo maior diluição de oxigênio na água. Um filtro hang-on com queda d´água tranquila é o suficiente para oxigenar a água para estes peixes.

Como saber se o peixe beta está velho? Uma característica comum em peixes betas que estão envelhecendo é a coluna curvada. Com o passar dos anos, o bichinho deixa de ter a coluna reta e vai ficando com as costas encurvadas. Suas cores também podem se tornar menos vivas.

cinco dias

Então, o tempo que um betta pode ficar sem comida é cerca de quatro a cinco dias antes de começar a morrer de fome, ou seja, nunca exceda essa quantidade de dias.

Betta splendens: 2 – 5 anos

Betta splendens é uma espécie de peixe da família Osphronemidae e do gênero taxonômico Betta, originária do Sudeste Asiático. A espécie é conhecida popularmente como betta, peixe-beta ou combatente e peixe-de-briga-siamês, devido à sua agressividade contra outros peixes.

Aquário perto da TV é recomendado? Peixe Betta pode ficar perto da TV se você quase não usa o aparelho. Do contrário, não é recomendado deixar o aquário próximo. Justamente por causa dos ruídos e da emissão de luz, o pet pode ficar com o sono desregulado e até doente.