Como saber se o peixe beta está com fome?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O método de alimentação aconselhado, não só para o betta, mas todos os peixes, é servir pouca quantidade e observar se ele come: comeu o primeiro grão, ofereça o segundo, e assim por diante. Quando perceber que ele já está tendo dificuldade para comer, ou devolveu o alimento, é sinal de que ficou satisfeito.

Como saber se um peixe betta está doente?

  1. mudanças na coloração (desbotamento);
  2. barbatanas corroídas;
  3. manchas pelo corpo;
  4. feridas pelo corpo;
  5. mudanças de comportamento (em especial, letargia);
  6. peixe betta doente não come;
  7. alterações no padrão do nado,
  8. peixe se coçando nas superfícies.

Segundo especialistas, o ideal é que você alimente os peixes cerca de duas vezes ao dia, de preferência em horários em que tenha luz solar, seja ela natural ou artificial. Não existe horário ideal, a dica é apenas que você crie uma rotina de alimentá-los em momentos que sempre está em casa.

Eles devem ser oferecidos ao longo do dia: manhã, tarde e noite. Dessa forma, você pode identificar melhor as necessidades do seu nadador e a quantidade de ração para o peixe betta.

Saiba que a maioria dos peixes costuma ser ativos durante o dia e descansam durante a noite, assim como os seres humanos.

A limpeza geral do aquário deve ser feita a cada 10 ou 15 dias. Primeiramente, retire o betta com uma redinha apropriada e coloque em outro recipiente com metade da água suja. Jogue fora o restante da água e limpe o aquário apenas com água, assim como todos os acessórios presentes.

Os bettas são exemplos de peixes que gostam de luz, mas que precisam ficar no escuro por algumas horas no dia. Por isso, não precisa deixar nenhuma lâmpada acesa durante a madrugada, já que eles também vão descansar por algumas horinhas.

O aquário deve ser colocado em um ambiente calmo, com pouca circulação de pessoas, pois o Betta é um animal estressado. Procure sempre tampar o aquário, mas deixar uma entrada de ar, Peixes Betta são ótimos saltadores.

Pouca água no aquário
Para descobrir se esse é o contratempo, não deixe de conferir o pH da água, que deve estar entre sete e oito, além da temperatura, que precisa estar entre 26ºC e 28ºC. Além disso, caso o aquário esteja sujo, a falta de limpeza pode ser a causa do estresse.

Pela noite, o peixe betta gosta do escuro para descansar e dormir. Assim como o peixe betta gosta de luz, ele também adora locais com sombra. Por isso, é importante garantir que o aquário do peixe também tenha plantas ou acessórios de decoração. De todo modo, é preciso investir na iluminação mais adequada.

O Betta é um peixe carnívoro. Aceita desde alimentos vivos, como artêmias, dáfnias, larvas de mosquito, enquitreia e larvas de drosófila, até alimentos in natura ou processados, como carne ou coração raspado, camarão, patês e outros alimentos.

Escolhendo a ração correta
Coloque vegetais como cenoura, pepino e ervilha para que comam e se, em 24h, ainda existir algum pedaço dentro do aquário, retire para evitar contaminação. Comida em excesso acumulada no aquário proporciona a proliferação bacteriana e deixa a água inadequada para os peixes.

A quantidade diária de ração de peixes, calculada pela biomassa nessa fase é entre 4% e 3%. Voltando para o nosso exemplo de 1.000 peixes, se o peso médio de 220g, a quantidade diária de ração vai ser de 6,4 kg (4% da biomassa de 220 kg). A indicação para distribuir os tratos durante o dia seriam 4 ou 3 vezes ao dia.

Assim como nossos amigos nadadores precisam da luz, eles também necessitam de algumas horas de escuridão para descansar. Como vimos, os peixes dormem de olhos abertos. Por isso, é fundamental que seu pet esteja em um local tranquilo e sem incidência de luz durante à noite.

o Torneira ou mineral?: Muitos acreditam que água mineral é melhor para o peixe, mas isso é um engano. Nem sempre a água mineral apresenta parâmetros adequados para os Bettas. Prefira a água comum (lembre-se de usar o anti-cloro). o Temperatura: A faixa ideal de temperatura para os Bettas está entre 24 a 30 graus.

Além disso, mesmo sabendo que o peixe Betta pode comer fruta, tente evitar as cítricas, como laranja e limão. Se for possível, dê bananas ou mangas, que são macias, doces e menos ácidas.