Como saber se o pedigree é verdadeiro ou falso?

Perguntado por: vbarreto5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para saber se um cão tem pedigree, o proprietário deve checar se o canil onde obteve o cão está devidamente registrado na CBKC. Por isso, é necessário levar a documentação até o Kennel Club da sua região e verificar a informação.

A grande vantagem da CBKC é seu tamanho, é disparado o maior registrador do Brasil. Os melhores criadores registram por ela. Cabe também ao criador levar em conta que o pedigree CBKC pode trazer algum prestígio, mesmo que pequeno.

Como faço para saber se um canil é realmente registrado e pode me entregar o pedigree? O kennel club da sua região pode te orientar. Neste link - www.cbkc.org/clubes - você encontra a lista dos clubes afiliados.

O valor do documento pode ser modificado a qualquer momento, mas atualmente custa em torno de R$50,00. Esse valor é relativamente baixo, tendo em vista tudo que o documento garante.

Quanto custa para tirar um pedigree? Ao contrário do que muitos acreditam, o pedigree é relativamente barato. Com menos de 100 reais você consegue obter o certificado. O processo pode levar em média 90 dias.

TIPOS DE PEDIGREE
É identificado pela sigla CPR (Certificado de Pureza Racial) ou RI (Registro Inicial). É emitido para cães de raça pura cujos pais não tem pedigree ou tenham um pedigree de outra entidade que não a CBKC e FCI.

A Sociedade Brasileira de Cinofili (Sobraci) tem um convênio que reconhece o Núcleo dando autonomia para poder emitir o pedigree. Embora seja considerado um dos registros mais completos de raça pura em relação ao número de informações, ele é válido apenas no Brasil.

Mars, dona da Pedigree e Whiskas, lança marcas gourmet no Brasil.

Onde fazer o pedigree? No Brasil, o pedigree pode ser obtido junto à CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) ou à SOBRACI (Sociedade Brasileira de Cinofilia).

Como saber a raça do seu cachorro

  1. Observe a cor e o tipo de pelo.
  2. Saiba pelo porte do cachorro.
  3. Veja o formato das orelhas.
  4. Formato da cabeça e focinhos.
  5. Observe a cauda do seu pet.
  6. Analise o comportamento do animal.

Para isto, é necessário preencher todos os seus dados no verso do documento, localizado na área de transferência. Em seguida, peça para o antigo dono assinar no local que lhe é indicado, da mesma forma que você deve assinar no local de novo dono.

O registro e a procedência
Veja se o canil ou gatil é registrado no CRMV no Estado onde ele está localizado. Se ele possui um Responsável Técnico, no caso um médico-veterinário, pergunte o nome e procure saber das suas qualificações. Confira os alvarás de funcionamento.

A sentença considerou que nas relações envolvendo a cruza de cães de raça, a tradição e o costume determinam que o dono do macho tem direito de escolher primeiro o filhote de sua preferência, ficando os outros para o dono da fêmea, salvo se expressamente for realizado ajuste em sentido diverso.

"Depois da documentação ser entregue, junto com o comprovante de pagamento da taxa administrativa para emissão de pedigree, o Kennel Club tem até 40 dias para enviar o material à CBKC. Uma vez recebidos, a CBKC retorna o documento em até 30 dias" (grifamos).

ENTENDA AS INFORMAÇÕES DO PEDIGREE
A primeira informação encontrada no pedigree são os dados do cão: nome, sexo, raça, cor, data de nascimento, número de microchip, número de registro no studbook e canil de origem. Essas informações são equivalentes a um certificado de garantia.

O documento poderá ser requisitado somente em cartórios de títulos e documentos e custará R$ 71, ficando pronto na hora. Não há nenhuma exigência. O dono pode optar por registrar somente o primeiro nome do pet e até incluir seu próprio sobrenome.

A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) é a entidade mater da cinofilia nacional. Foi criada como sucessora dos convênios nacionais e internacionais do Brasil Kennel Clube, e tem sede no Rio de Janeiro.

O cruzamento entre pai e filha, ao contrário do que muitos pensam, pode ser uma das melhores formas de gerar um cão de raça pura e saudável.

Para registrar um animal é rápido e simples. O dono do pet deverá levar ao cartório de RTDPJ que realiza esse serviço, RG, CPF e um comprovante de residência. O documento emitido registra informações como dados do tutor, data de nascimento, raça, cor, tamanho e nome e sobrenome do animal.