Como saber se o pé de limão está doente?

Perguntado por: amorais6 . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

As plantas infectadas apresentam um crescimento limitado, vegetação esparsa e coloração das folhas com pouco brilho.

  • Gomose Melanose. Verrugose Podridão de frutos.
  • Rubelose Estrelinha. Antracnose Pinta preta.
  • Mancha de Alternária. Fungos de revestimento.

Regue a mudinha a cada três dias na primeira semana, depois, basta molhar para manter a terra úmida. Para evitar que os frutos rachem ainda no pé, regue o limoeiro em abundância durante o período de frutificação.

A gomose, doença causada por um fungo e ataca os pés de limão, pode causar até mesmo a morte da planta.

Ferro. Sintomas de clorose de ferro, ou amarelamento no citros, primeiramente aparece em folhas jovens. Sob deficiência severa, as folhas quase adquirem coloração branca, ficam atrofiadas e caem prematuramente. A cultura do limão é mais sensível à deficiência de ferro do que laranjas e toranjas.

Folhas enrugadas em pomares de limão podem ser resultantes do ataque de pulgões, larva-minadora ou deficiência mineral. Nos limoeiros e em outras plantas os pulgões normalmente excretam o excesso de substância açucarada que sugam (seiva), atraindo formigas que acabam esparramando o líquido pela superfície da folha.

Geralmente, a melhor época para podar esta árvore são os primeiros meses do ano — janeiro e fevereiro — e os primeiros meses do verão (junho e julho). Mas isto pode variar em função do estado da árvore. Quando o limoeiro é jovem, pode-se podar em qualquer altura do ano, sempre que não exista o risco de geadas.

Obedecendo aos tratos culturais adequados, verificando as mudas para a formação das áreas produtivas, desenvolvendo adubação correta e utilizando o solo adequado para os plantios, os limoeiros podem ter vida útil superior 15 anos. A agricultora Maria Odete Coelho tem cerca de 700 pés de limão taiti plantados.

Para retirar o fungo preto das folhas, faça aplicação de calda com 1% de óleo mineral ou vegetal, repetindo o procedimento com um intervalo de 10 dias.

As principais pragas do limoeiro

  • Ácaros.
  • Cochonilha (lapa)
  • Lagarta mineira.

O pulgão preto, com o nome científico Toxoptera citricidus, é uma das principais pragas que acometem o limoeiro. Originário do Continente Asiático, esse afídeo disseminou-se pelo mundo, não só atacando o pé de limão, mas também algumas variedades de citros.

Comece a podar os ramos que estão secos. Todos os galhos que tocam o solo devem ser retirados, senão o limão vai tocar no solo e estragar-se. Os galhos que sobem verticalmente são sugadores que também devemos cortar.

Se o seu limoeiro (Citrus × latifolia) for uma planta nova, a queda dos frutos em formação é um processo natural. Já no caso de ser uma planta adulta, a causa do problema pode ser a deficiência nutricional ou fungos que se formam durante a florada.

Resolver essa complicação é muito fácil: arranque as folhas estragadas, troque de vaso e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Sua planta necessita de equilíbrio de quantidades para manter-se saudável, mas, caso esse problema persista, basta aplicar repelente orgânico em toda a extensão da plantação.

Adube a terra
A falta de adubo deixa as folhas amareladas e acaba por prejudicar o crescimento das suas plantas, por isso, é necessário adubar de forma correta. Oferecer a quantidade de adubo necessária para elas as mantém saudáveis, assim, o ideal é manter uma rotina de adubação da terra.