Como saber se o passarinho está estressado?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Barulho excessivo: um pouco de barulho é normal, faz parte do comunicar das aves. Mas caso tenha percebido um aumento na gritaria, sua ave pode estar estressada.

Dor aguda: como o comportamento de fuga ou defesa, o aumento da pressão arterial, as pulsações, as vocalizações – o que interpretamos como gritos –, a respiração rápida, etc. Dor crônica: perda de apetite, letargia, posturas atípicas e, acima de tudo, ausência de limpeza da plumagem.

Em dias com temperaturas fora dessa faixa, é necessário tomar medidas para amenizar o estresse das aves, como oferecer água em temperatura próxima aos 12°C (em dias mais quentes) e evitar atividades de manejo dentro do aviário em períodos mais quentes do dia, para que as aves permaneçam em repouso.

Além disso, é importante deixar alguma luz da casa acessa, para a ave não ficar no escuro total, e evitar que outros animais tenham acesso à gaiola, para o pássaro se sentir seguro no local onde dorme.

A melhor maneira de começar é dessensibilizando o pássaro para sua presença. Se o pet fica nervoso e agitado toda vez que você está por perto, lentamente comece a passar de 5 a 10 minutos por dia perto dele. Falar com a ave também ajuda no processo, num tom feliz e animado.

Dra. Marta diz que, “quando estão doentes ou com dores, os canários podem permanecer no fundo da gaiola, como a maioria das aves, parar de cantar, apresentar penas eriçadas, olhos fundos, sonolência e respiração ofegante em alguns casos.

Respiração com a boca aberta.
Se o teu pássaro respirar com o bico aberto quando estiver em repouso é um sinal claro de dificuldade respiratória, um estado avançado deste tipo de afecções requer a atenção imediata de um veterinário.

No caso das aves, um dos principais mecanismos de regulação da temperatura é a expiração. Daí o fato de elas ficarem com o bico aberto quando estão com muito calor. A hipertermia, por sua vez, é uma condição grave que leva ao aumento da frequência respiratória e pode até mesmo causar o óbito do pet.

Correntes de ar, aves em local de ar não renovado, bruscas mudanças de temperaturas. Algumas vezes a presença de poeira com ácaro. Poleiros de madeira que não são trocados ou lavados com frequência e acabam se tornando ninho de ácaros, bem como ninhos antigos.

Um pássaro nasce para ser livre e, se estiver preso em uma gaiola, sentirá como se a sua essência estivesse limitada: como se as suas asas estivessem cortadas e não conseguisse voar.

Faça com calma e cuidado para não estressar o animal. Bico aberto, asa caída, respiração ofegante, dificuldade em empoleirar, secreção oral e tremores são sinais de um provável superaquecimento, já em estado grave. Tente resfriar sua ave com as dicas abaixo e leve-o imediatamente a um médico veterinário especializado.

Essa posição reduz sua capacidade de reagir à presença de eventuais predadores. Dormir com a cabeça encolhida está associado a taxas respiratórias e metabólicas mais baixas. Ao ocultarem a cabeça, os pássaros perdem menos calor.

AVES SAUDÁVEIS
É comum observar situações de cortejo ao parceiro ou até demonstração de afeto e alegria ao tutor, através de piados e até mesmo cantos, ou em alguns casos “bicadinhas” no tutor/parceiro, como um sinal de carinho.

Bichos gostam de rotina
Mantenha a rotina de brincadeiras e passeios (no caso dos cães) nos mesmos horários e com a mesma frequência. Ofereça alimentação do mesmo tipo e nos mesmos horários. Mantenha os comedouros, bebedouros, itens de higiene e entre outros.

Confira algumas dicas:

  1. Crie uma rotina de acordo com seu estilo de vida e procure segui-la à risca. ...
  2. Passeie diariamente com o pet, se possível, mais de uma vez ao dia. ...
  3. Enriqueça o ambiente com diferentes tipos de brinquedos. ...
  4. Não se esqueça das brincadeiras! ...
  5. Evite deixar o peludo sozinho por muito tempo.