Como saber se o pâncreas funcionar bem?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Sintomas de problemas no pâncreas

  1. Dores constantes no abdômen;
  2. Olhos e pele amarelados;
  3. Urina de cor escura;
  4. Após as refeições sentir má digestão;
  5. Dores nas costas, que não estão associadas a má postura;
  6. Sensação de estômago ou barriga inchados;
  7. Vômitos e náuseas recorrentes.

Para evitar sobrecarga no órgão, o ideal é desintoxicar. O processo consiste em consumir muita água e manter uma dieta rica em antioxidantes, ou seja, abundante em frutas como laranja, kiwi, manga, morango. Além disso, sucos que incluem verduras como a couve podem ajudar nessa desintoxicação.

Entre os principais sintomas de pancreatite, podemos destacar:

  1. Dor abdominal intensa, na parte superior do abdome, que pode se espalhar para a região das costas;
  2. Náuseas e vômitos;
  3. Icterícia;
  4. Diarreia;
  5. Fezes gordurosas;
  6. Febre;
  7. Perda de peso acelerada e não intencional.

As causas mais comuns de pancreatite em adultos são o tabagismo (ato de fumar), a presença de cálculos biliares (fluidos digestivos que se tornam sólidos e formam pedras na vesícula biliar), consumo de bebidas alcoólicas, distúrbios genéticos do pâncreas e alguns medicamentos (como corticoides e antibióticos).

Vômito. Problemas no pâncreas podem causar náuseas e vômitos. Quando o sistema digestivo está alterado, os alimentos não são bem digeridos. O pâncreas está inflamado e por isso é habitual sentir mal-estar e enjoos.

José Eduardo Monteiro da Cunha – A pancreatite aguda caracteriza-se por um processo inflamatório intenso que provoca aumento da glândula por causa do edema, ou seja, do acúmulo de líquido. O principal sintoma é dor abdominal intensa, quase sempre de início abrupto.

Feijões, grão-de-bico, lentilha e ervilha são ricos em proteínas e possuem baixo teor de gorduras saturadas. O excesso de gorduras saturadas na alimentação sobrecarrega o pâncreas. Couve, repolho, brócolis, nabos, mostarda, entre outros, são ricos em nutrientes e ajuda a proteger a atividade pancreática.

A prática de exercícios aeróbicos também pode ajudar a prevenir ou controlar o distúrbio. Tanto a redução de peso como a atividade física atuam permitindo melhor ação da insulina.

6 hábitos que auxiliam a manter a saúde do pâncreas

  1. Não fume.
  2. Coma mais vegetais crucíferos.
  3. Evite alimentos processados.
  4. Evite o consumo de álcool.
  5. Diminua a ingestão de açúcar.
  6. Mantenha o peso ideal.

A reposição das enzimas do pâncreas é feita durante as refeições, principalmente nas refeições que contêm maior quantidade de gordura (como café-da-manhã, almoço e jantar).

Quais os primeiros sintomas de câncer de pâncreas?

  • Perda de peso;
  • Falta de apetite;
  • Dor no abdome, principalmente na parte de cima do abdome e quando se irradia para a região das costas;
  • Fraqueza;
  • Urina escura em associação com fezes claras;
  • Náuseas;
  • Pele e olhos amarelados (icterícia).

Biópsia. Exames de diagnóstico por imagem.

O tratamento é clínico, mas requer internação hospitalar, porque o doente deve ficar em jejum e receber hidratação por soro na veia. Como não existe nenhum medicamento capaz de desinflamar o pâncreas, é preciso deixá-lo em repouso até que a inflamação regrida, o que acontece em 80% dos casos.

O médico gastroenterologista é responsável por cuidar de todo o sistema digestivo: boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado.

Pancreatite aguda é um processo inflamatório agudo decorrente da autodigestão do pâncreas causado pelas próprias enzimas pancreáticas, podendo ou não envolver subsequentemente outros tecidos regionais, órgãos ou tecidos a distância.

Peptídeo-C:
Este exame mede o quanto o pâncreas ainda produz de insulina. Portanto é recomendado que seja feito, ao menos anualmente, por pessoas que não são dependentes de insulina.