Como saber se o pâncreas está inflamado?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Entre os principais sintomas de pancreatite, podemos destacar:

  1. Dor abdominal intensa, na parte superior do abdome, que pode se espalhar para a região das costas;
  2. Náuseas e vômitos;
  3. Icterícia;
  4. Diarreia;
  5. Fezes gordurosas;
  6. Febre;
  7. Perda de peso acelerada e não intencional.

Sintomas de pancreatite

  • Náuseas e vômitos;
  • Inchaço na barriga;
  • Febre;
  • Dores na região superior do abdômen que irradiam para as costas e pioram após a alimentação;
  • Fezes brancas ou amareladas;
  • Perda de peso;
  • Desnutrição e anemia, uma vez que os nutrientes não são absorvidos pelo intestino corretamente.

Lipase. É o principal exame específico para o órgão. Ele detecta a pancreatite, perigosa inflamação do pâncreas.

Quando há um problema no pâncreas, pode ser normal sentir-se cansado, irritado, ter dificuldade de concentração e dores de cabeça súbitas. Isso tudo ocorre porque o sistema imunológico está sob ataque e os efeitos aparem imediatamente.

Para evitar sobrecarga no órgão, o ideal é desintoxicar. O processo consiste em consumir muita água e manter uma dieta rica em antioxidantes, ou seja, abundante em frutas como laranja, kiwi, manga, morango. Além disso, sucos que incluem verduras como a couve podem ajudar nessa desintoxicação.

As causas mais comuns de pancreatite em adultos são o tabagismo (ato de fumar), a presença de cálculos biliares (fluidos digestivos que se tornam sólidos e formam pedras na vesícula biliar), consumo de bebidas alcoólicas, distúrbios genéticos do pâncreas e alguns medicamentos (como corticoides e antibióticos).

A dor costuma se localizar difusamente na parte superior do abdômen, podendo irradiar para as costas.

Muitas vezes os sintomas são incaracterísticos e podem ser confundidos com outras doenças, como cólicas biliares, causadas por cálculos na vesícula, ou até mesmo úlcera perfurada, portanto uma consulta com o médico é essencial para o diagnóstico rápido e efetivo, bem como a aplicação do melhor tratamento.

Vegetais crucíferos
Vegetais como o brócolis, o repolho e a couve, por exemplo, são ricos em flavonóides – que são compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, capazes de prevenir possíveis danos nas células do pâncreas e reduzir marcadores de inflamação.

TRATAMENTO E COMPLICAÇÕES
É necessário tempo para que estas medidas façam efeito, pois até o pâncreasdesinflamar” podem ser necessários alguns dias ou até semanas.

A insuficiência pancreática exócrina acontece quando o pâncreas entra em colapso, e para de produzir enzimas, causando uma péssima digestão e falhas na absorção dos alimentos. Assim sendo, é possível dizer que, se o órgão não pode fazer o seu trabalho, são ocasionados problemas digestivos.

Essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo, o pâncreas é uma glândula longa e achatada, dividida em três partes: – Cabeça: é a parte mais larga e fica do lado direito do abdômen, situado na curva do duodeno.

Os mais perceptíveis são perda de apetite e de peso, fraqueza, diarreia e tontura. “O tumor que atinge a cabeça do pâncreas provoca icterícia, doença que deixa a pele e os olhos amarelados.

O médico gastroenterologista é responsável por cuidar de todo o sistema digestivo: boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado.