Como saber se o ouvido interno está inflamado?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Os sinais de alerta da otite média crônica incluem:

  1. Perda auditiva.
  2. Secreção auricular crônica.
  3. Bloqueio persistente da plenitude do ouvido.
  4. Desenvolvimento de problemas de equilíbrio.
  5. Fraqueza facial.

Quais são os sintomas das infecções de ouvido?

  • dor leve ou desconforto dentro do ouvido.
  • uma sensação de pressão dentro da orelha que persiste.
  • agitação em bebês.
  • drenagem de ouvido semelhante a pus.
  • Perda de audição.

Seu profissional de saúde pode diagnosticar facilmente uma infecção aguda do ouvido com um otoscópio. Os sinais característicos dessa condição são o inchaço e infecção de partes do ouvido médio e a retenção de fluido atrás do tímpano.

A infecção do ouvido externo é normalmente causada pela bactéria Pseudomonas, espalha-se para o osso temporal, causando uma infecção grave, com risco de vida. O Staphylococcus aureus resistente à meticilina (SARM) também foi identificado como uma causa. Apesar do nome, a infecção não é cancerosa (maligna).

O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios por via oral, em média, por 10 dias. Já na otite interna, que é um caso mais grave, o quadro do paciente pode evoluir para meningite e encefalite, por isso o tratamento é hospitalar e não há previsão de tempo médio para curar a condição.

Geralmente, os remédios receitados pelos médicos são antibióticos e/ou anti-inflamatórios em gotas que, por sua vez, são aplicados no ouvido afetado. Alguns mais conhecidos são Cerumin e Oto Xilodase.

Nas otites médias, os pacientes se queixam de dor de ouvido, podendo apresentar ou não secreção na orelha, perda auditiva e sintomas gerais como febre, irritabilidade, agitação noturna, dor abdominal, vômitos, diarreia, diminuição na ingestão de líquidos e alimentos e sonolência. Como é o realizado o diagnóstico?

Otite externa
Esse tipo de inflamação é comum após gripes e crises de sinusite. Pode ser causada por vírus, alergias, fungos e bactérias. Além de dor e coceira no local, o paciente pode apresentar febre.

Assim, pode ser causado por várias condições subjacentes, como exposição a ruído alto, lesões auditivas, doenças metabólicas, problemas circulatórios e outros. Doença de Ménière: É uma doença crônica do ouvido interno que afeta a audição e o equilíbrio.

O diagnóstico é realizado por exame físico. Em alguns casos pode ser necessário exame da auditivo. Em relação ao tratamento, é necessário melhorar possíveis infecções nasais.

Essa é uma lesão temporária ou definitiva nas pequenas células ciliadas do ouvido interno, provocada pela exposição frequente a ruídos intensos. A lesão pode ser causada por conta de um único ruído alto semelhante a uma explosão ou pela exposição a ruídos desconfortáveis de maneira prolongada.

Ela consiste na inserção de um instrumento (otoscópio) no meato acústico para visualização de estruturas internas. A técnica garante a inspeção do meato acústico e tímpano, constituindo uma importante ferramenta de auxílio diagnóstico de doenças na orelha, a exemplo da otite média aguda e da perfuração timpânica.

Simples e indolor, o teste da orelhinha pode ser realizado enquanto o bebê dorme, sem dor ou qualquer desconforto. O exame é realizado por meio da inserção de uma minúscula sonda dentro do canal auditivo, capaz de emitir estímulos sonoros e captar a resposta das células ciliadas externas da cóclea.

Os exames de imagem como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada são ideias para avaliar as estruturas do ouvido e para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas doenças que podem afetar a audição.

Quando o tímpano está perfurado a audição é afetada em menor ou maior grau, dependendo da gravidade. Quando ocorre uma lesão ou perfuração no tímpano, os sintomas mais frequentes são: secreção do tímpano, ruído ou zumbido, desconforto ou dor no ouvido, perda de audição no ouvido afetado, fraqueza facial ou tonturas.