Como saber se o ouvido está inflamado ou infeccionado?

Perguntado por: inovais . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Os sintomas comuns de infecção no ouvido incluem:

  1. Dor de ouvido.
  2. Coceira no canal auditivo.
  3. Dores de ouvido.
  4. Febre.

O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

Os antibióticos mais frequentemente utilizados na otite média aguda são: Amoxicilina; Amoxicilina com ácido Clavulânico (mais eficaz contra as bactérias produtoras de B-lactamase);
...
Em caso de alergia à penicilina:

  • Eritromcina;
  • Claritromicina;
  • Azitromicina.

É comum que os sintomas da infecção no ouvido desapareçam de repente, depois de uma ou duas semanas.

Quanto tempo demora para a otite passar? De modo geral, a otite externa começa com leve desconforto e coceira no canal auditivo e, em poucos dias, evolui para dor e inchaço local. O tratamento geralmente é feito com gotas de antibióticos e cuidados locais e dura cerca de sete dias.

COMO SABER SE A DOR DE OUVIDO É PREOCUPANTE? Quando a dor dura mais do que 3 dias e está acompanhada de outros sintomas, é bom procurar um otorrinolaringologista.

Diante disso, os principais sintomas do rompimento no tímpano são:

  1. Dor forte no ouvido;
  2. Coceira no ouvido;
  3. Perda repentina da capacidade auditiva;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela presente nos ouvidos;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Também pode haver febre, tontura e vertigem.

Na lista de tratamentos caseiros para curar dor de ouvido (otalgia) —problema comum, sobretudo, entre as crianças—, um bastante utilizado é pingar uma gota de azeite aquecido no canal auditivo.

  • Fase 1: Inflamação aguda (resposta vascular.
  • e celular, quando dominam os granulócitos)
  • Fase 2: Inflamação crônica (proliferação,
  • quando dominam os monócitos)
  • Fase 3: Formação de granuloma.
  • Fase 4: Cura/cicatrização.

As causas do ouvido inflamado são majoritariamente derivadas de infecções bacterianas. Porém, também podem ser resultados de infecções fungais, irritação ou de alergias. Além disso, o dano na parte interna da orelha e constantemente ficar submerso na água também podem causar essas inflamações.

Já os principais sintomas e sinais de uma inflamação surgem por inchaço, edema, dor ao tocar, vermelhidão, sensação de calor ou diminuição do movimento ou a função da região afetada.

O álcool absorve a água e o ácido acético do vinagre mata as bactérias ou fungos que crescem em pele úmida ou molhada. Incline a cabeça, puxe a orelha para cima e aplique uma medida completa do conta gotas no canal do ouvido.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Existem alguns fatores que podem aumentar os riscos de ocorrer a inflamação e geralmente eles estão associados a doenças ou alergias respiratórias. Devido a isso, ter contato com a água nos ouvidos e estações mais frias são dois fatores que podem ajudar a desencadear a otite.

"O diagnóstico das otites é clínico e efetuado com base no conjunto de sintomas e no exame otológico, que permite a visualização do interior do ouvido. Na otite média, a membrana timpânica costuma se mostrar vermelha e arqueada.

É necessário prescrever o antibiótico...
... em casos de otite média aguda nas crianças de 6 meses ou mais acompanhados de sintomas graves, como febre de 39ºC, e para crianças de 6 a 23 meses com otite nos dois ouvidos, mesmo que o quadro não seja grave.

A otite externa grave geralmente é bacteriana (pseudomona); causas fúngicas são menos prováveis e causam mais coceira e menos dor. Dor severa ao puxar o pavilhão auricular sugere otite externa aguda. Sob visualização atenta e direta, remover suavemente os fragmentos infectados do canal com sucção ou cotonetes secos.

As dores podem ser tratadas com paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno. A administração de sprays nasais descongestionantes contendo fenilefrina ou descongestionantes por via oral tais como pseudoefedrina pode ser feita em adultos.

Otosporin é indicado para o tratamento de otites externas (infecção do ouvido na região da orelha externa), com suspeita ou certeza de infecção bacteriana. O uso de otosporin não exclui o tratamento sistêmico concomitante com antibióticos, quando for adequado.

Caso a dor de ouvido não desapareça dentro de 2 dias, é indicado procurar um otorrinolaringologista de confiança o quanto antes.