Como saber se o ouvido está entupido de cera?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Os remédios mais indicados para alívio da dor de ouvido são:

  • os analgésicos, como dipirona e paracetamol;
  • e anti-inflamatórios, como Ibuprofeno.

Sintomas de machucados causados por cotonetes no ouvido
– Audição distante ou abafada; – Sangramento na região; – Dor. Em casos mais graves, como perfuração do tímpano, a lesão pode causar até a surdez no paciente.

Simples: não tire. A cera sai sozinha. Basta passar o dedo no ouvido para tirar a cera que já saiu. Por outro lado, quando a pessoa já está com o ouvido entupido, a cera não sai sozinha: é preciso fazer uma lavagem de ouvido.

Uma forma simples, segura e caseira de tirar pedaços de cera do ouvido consiste em aplicar 2 ou 3 gotas de um óleo vegetal morno, como óleo de amêndoas doces, óleo de abacate ou, até, azeite, no canal auditivo antes de realizar a limpeza da área externa com uma toalha.

Pode ser que existam algumas farmácias que fazem lavagem de ouvido, mas não é recomendado devido aos riscos do procedimento. A lavagem de ouvido deve ser realizada apenas por um médico otorrinolaringologista, especialista na região do ouvido.

Quando fazer limpeza de ouvido? A limpeza de ouvido pode ser necessária quando a quantidade de cerume traz desconforto. “Alguns dos sintomas que indicam que esse tratamento é indicado incluem coceira, sensação de ouvido entupido e até zumbido”, lista a otorrino. Algumas pessoas produzem mais cerume que outras.

O cerumin tem a função de amolecer a cera, para que ela seja posteriormente retirada por um otorrino. Devido o amolecimento da cera, a sensação de ouvido tampado é comum. Olá!

Normalmente, a lavagem de ouvido é feita em consulta com um otorrinolaringologista, e custa em média, R$100,00 (cem reais).

Retirar a cera de ouvido diminui uma proteção natural do corpo contra a ação bacteriana e fúngica. Vale lembrar que o canal auditivo pode ser comparado à região bucal, pois ambos apresentam micro-organismos bons e ruins para o funcionamento do corpo.

Alguns exemplos são perda de audição, coceira, ouvido tapado, sensação de zumbido, otites, dores, etc. Se alguma dessas reações acontecer, é indicado procurar atendimento médico para que a situação possa ser avaliada e, caso necessário, a cera seja retirada da forma correta.

Simplificando, sim, a cera pode causar perda auditiva. Na verdade, uma impactação de cera é a causa mais comum de perda auditiva condutiva que existe. Quando a cera se acumula muito, ela pode ficar presa no lugar e atua como uma barreira que impede o som de viajar para o ouvido interno como faria normalmente.

Entre as causas mais comuns está a infecção de ouvido, conhecida como otite. Neste caso, a sensação de ouvido tampado é causado pelo inflamamento no canal auditivo, dificultando a passagem de som até o ouvido interno. Outra causa comum para a sensação de ouvido tampado é a produção em excesso de cera.

A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo.

Em quanto tempo o cerumin começa derreter a cera ? Prezado internauta. O cerumin amolece em 2 a 3 dias mas na maioria das vezes é preciso ir a um médico para fazer a remoção, pois a cera não fica líquida o suficiente para saie sozinha.

Cerumin deixa surdo? Por sua ação de amolecer a cera do ouvido e a mesma encostar no tímpano, é comum a sensação de surdez.