Como saber se o olho é azul ou verde?

Perguntado por: jteixeira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Com o tempo, se os melanócitos secretam pouca melanina, seu bebê terá olhos azuis. Se eles secretam um pouco mais, os olhos vão ser verdes ou avelã.

Nos primeiros dias de vida, os olhos do bebê costumam ser acinzentados, quase azuis, o que aumenta ainda mais a expectativa dos familiares. Com o passar dos dias essa cor vai se alterando e firmando para o azul, o verde ou o castanho, chegando cada vez mais próximo da cor que realmente terá.

Pois é, a resposta é sim! Os olhos podem mudar de cor em algumas pessoas, de acordo com a genética e a quantidade de melanina na íris. Antes de tudo, precisamos saber que a cor dos olhos é uma característica cuja herança genética é poligênica, o que significa que vários genes atuam na definição desta cor.

Raridade e sensibilidade Um estudo publicado no Atlas Mundial mostra que apenas cerca de 2% da população tem olhos verdes e, comparando com os tipos de olhos castanhos e azuis, os verdes são mais raros.

E falando em curiosidade… vamos também falar de raridade: por incrível que pareça, não, o olho azul não é o mais raro (por essa você não esperava). A verdade é que pessoas com íris verde é que são as que detêm as cores de olhos mais raras, à frente somente dos de cor âmbar e violeta.

Incidência da luz: pessoas com olhos claros, azuis ou verdes, podem perceber a mudança de cor de acordo com a incidência da luz do sol, flash ou claridade em excesso, mas isso não passa de uma ilusão de ótica. O fato se dá devido à luz, que ao tocar na íris, cria essa ilusão em olhos claros.

Violeta. Olhos cor de violeta também são raríssimos e se tratam de uma combinação incomum na composição da melanina. Essa cor de olhos carrega um mito que diz estar associada à mutação genética Gênese de Alexandria.

Como a genética é quem determina a cor dos olhos do bebê, saber a cor dos olhos dos avós maternos e paternos ajuda no cálculo da probabilidade. Para o filho de pais castanhos nascer com olho azul, é necessário que tenha pelo menos um avô ou avó paternos e um avô ou avó maternos com olho azul.

Olhos verdes e azuis são considerados recessivos. Por isso, quando pai e mãe têm olhos claros, é praticamente de 100% a chance do filho também nascer com olhos claros.

A maioria dos bebês nasce com olhos azuis, que podem escurecer em seus primeiros três anos. O escurecimento se dá porque a melanina, pigmento marrom, normalmente não está presente no nascimento, ele vai sendo produzido com a idade.

Na maioria das vezes isso acontece, aproximadamente, até os 9 meses de idade. Nessa época, em que ocorre uma grande circulação de melanina pelo corpo todo, já é possível saber com mais certeza como vai ficar o olho do bebê, ainda que algumas crianças possam ter alterações sutis até os 6 anos de idade.

Segundo o Eyesite, os olhos verdes são tão raros porque são uma mistura de pigmentação marrom-claro, um pigmento lipocromo amarelado e um toque de dispersão de ondas azuis.

Para ter olhos azuis, é preciso que a pessoa receba dois genes recessivos, já que esse tom é o resultado da ausência da melanina. Os olhos verdes, por outro lado, são o resultado de um meio termo entre os genes: um castanho com uma quantidade bem menor de melanina. Por isso, tão raros.

Processos cirúrgicos, como o clareamento a laser e o implante de íris, tem sido a saída de muitas pessoas que querem mudar a cor dos seus olhos. Mas além disso, também existem alguns métodos naturais que podem alterar a percepção sobre a cor dos olhos, ou mesmo mudar seu tom.