Como saber se o olho do RN vai clarear?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Se os pais tiverem um dos avós com olhos azuis, as chances de terem um bebê de olhos azuis sobem um pouco; 4. Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro tem olhos azuis, as probabilidades são maiores da criança ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós; 5.

Em que idade a cor do olho do bebê é definida? Podemos dizer que isso ocorre entre os 6 e 9 meses de vida. Depois de passado esse tempo, a íris já ganhou pigmentação suficiente para que o bebê tenha a coloração dos olhos definida.

A maioria dos bebês nasce com olhos azuis, que podem escurecer em seus primeiros três anos. O escurecimento se dá porque a melanina, pigmento marrom, normalmente não está presente no nascimento, ele vai sendo produzido com a idade.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

Castanhos, verdes ou azuis. De que cor vão ser os olhos do bebé? A maioria dos bebés nascem com os olhos cinzentos, pelo que, para averiguar a cor exata do pequeno, vão ter de esperar, pelo menos, seis meses, que é a idade em que a cor se começa a definir.

Os primeiros sorrisos de um bebê são apenas sua maneira instintiva de demonstrar que está feliz. Esses sorrisos são lindos, mas muitos pais pela primeira vez anseiam pelos sorrisos sociais. Sorrisos sociais são quando o bebê sorri porque quer se comunicar com você e quer que você sorria de volta para ele.

Os recém nascidos não tem uma perfeita estabilização dos olhos e, por isso, a sua visão nos primeiros meses não possui muito foco. As primeiras imagens que eles enxergam ao chegar ao mundo ainda são em preto e branco e muito embaçadas.

Por volta do primeiro mês de vida, ele já consegue seguir um objeto com os olhos. Adora olhar para o rosto da mãe e do pai e começa a notar o tamanho das coisas. A partir de seis semanas, consegue ver o verde e o vermelho. Aos quatro meses, adquire a visão binocular, lhe permitindo compreender a distância.

O cabelo definitivo dos bebês costuma se manifestar por volta dos 6 meses de vida. Inclusive, junto com a coloração do cabelo, são duas características distintivas que são determinadas após um processo irregular e prolongado. Cada pequeno será diferente e lidará com momentos diferentes.

O nascimento promove uma mudança hormonal que faz com que o cabelo entre na fase de repouso, desencadeando sua queda cerca de 3 meses depois. Dessa forma, é normal ver o cabelo de bebê caindo na nuca ou de forma difusa até os 6 meses de vida.

Uma pesquisa da Universidade de Pádua na Itália apontou que na realidade os pequenos têm chances iguais de se parecerem tanto com o pai quanto com a mãe. A pesquisa também observou que em cerca de 20% dos casos, os pequenos no primeiro ano de vida não se parecem muito nem com o pai e nem com a mãe!

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.

Durante os próximos seis meses, a cor da pele do recém-nascido muda e a verdadeira cor da pele do bebê se desenvolverá. Independente da aparência que ela tinha no nascimento.

De acordo com os estudos, não.

No primeiro ano de vida, sorrisos e lágrimas são as únicas formas de um bebê se comunicar. - Chorar é um sinal de que eles querem mudar alguma coisa. Sorrir significa o oposto. A risada mostra que a criança quer que você continue o que está fazendo, por exemplo - explica o pesquisador.