Como saber se o óleo está bom?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A coloração ideal do óleo é amarelo-esverdeada. Em caso dele estar escuro, significa que está na hora de fazer a troca.

Cinco sinais de que é hora de trocar o óleo

  1. Motor faz barulho quando é ligado. Depois de um tempo, o óleo fica sujo e contaminado pelo desgaste e pelo calor. ...
  2. Motor está vibrando em marcha lenta. ...
  3. Veículo com aceleração fraca. ...
  4. Luz do óleo acesa no painel. ...
  5. Motor com ruído de 'batida'

Se o nível de óleo estiver bom, você também deve aproveitar para avaliar a condição do óleo. Ele deve estar verde ou amarelo, brilhante e translúcido. Mas se estiver preto ou escuro, é porque o óleo foi queimado e contaminado, o que significa que é preciso trocar imediatamente o óleo do motor.

Segundo a pesquisa, alguns restaurantes reaproveitam o óleo por 15 ou até 20 dias. Dizem que não podem fazer a troca com mais freqüência porque o gasto seria muito alto. Para o consumidor, é fácil identificar quando a comida foi preparada em óleo velho. “Fica murcha”.

Da mesma forma que um óleo marrom e “limpo” significa que ele está em boas condições. A verificação deve ser feita regularmente através da vareta do óleo do motor, conforme o manual de cada fabricante.

Idealmente, a troca do óleo do motor deve ser realizada a cada 5 mil km ou 10 mil km rodados, dependendo da recomendação do fabricante. Importante ressaltar, que mesmo o carro não atingindo essa quilometragem, é indicado trocar o óleo anualmente ou semestralmente.

Quando falamos em motor fundido, queremos dizer que alguns componentes do motor atingiram a sua temperatura de fusão. Ou seja, os problemas citados anteriormente levam o motor a superaquecer além do limite, comprometendo de maneira definitiva alguns itens como pistão, anéis, retentores e válvulas.

A destinação de oleo vencidos, para ser correta, precisa ser executada por empresa especializada em coleta e tratamento de óleo. Esse tipo de empresa recolhe o óleo e realiza processos de tratamento e decantação, para evitar que o material seja dispensado no meio ambiente.

cinco anos

Dentro da sua embalagem original, o óleo do motor pode durar, em média, cinco anos. Mas depois que ele começa a ser utilizado esse prazo de validade se reduz para, no máximo, 12 meses.

Barulho no carro também pode ser ausência de óleo na caixa de direção. Nesse caso, os ruídos são como um assobio. O ideal é trocar o óleo a cada 10 mil quilômetros percorridos. Se os sons surgirem antes desse período, fique atento, pois o óleo pode estar vazando.

Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.

Para medir corretamente o nível de óleo do motor é preciso que o carro esteja em repouso por pelo menos 30 minutos. O motor até pode estar quente, mas o correto mesmo é que ele esteja frio, e o carro parado em uma superfície plana. A vareta de medição tem duas marcas: a de mínimo e a de máxima.

Certifique-se de que antes de medir o óleo, o carro esteja na horizontal, com o motor parado e frio. Se você verificar o nível do óleo com o motor quente, uma margem de erro pode aparecer na medição do nível, fazendo com que ele marque mais do que realmente existe, devido à expansão dos materiais.

O óleo vencido é perigoso para o consumo humano, porém, mesmo sem condições para ser utilizado nas cozinhas, este produto tem potencial para ser utilizado como base para outras indústrias e é para estas situações que a reciclagem entra em cena.

Pode andar com o óleo vencido? A resposta para essa pergunta é: não, não pode andar com óleo vencido. Essa é uma das dicas de carros mais valiosas, afinal o óleo vencido é altamente prejudicial para o motor e pode gerar consequências para o veículo.

De forma geral, se for armazenado à temperatura ambiente durante muito tempo, o óleo pode se tornar rançoso. Em baixas temperaturas, ele assume uma forma sólida e voltará a ser líquido quando a temperatura estiver mais alta novamente. Nossa principal dica é mantê-lo na geladeira para garantir o frescor do produto.

2-Reduza a temperatura do óleo abaixo de 130°C, enquanto não estiver fritando. Esta prática garante que óleo não oxide por temperatura além do necessário, pois nesta temperatura a taxa de oxidação é praticamente igual a temperatura ambiente. 3-Mantenha o nível do óleo corretamente.