Como saber se o óleo da caixa de marcha está baixo?

Perguntado por: mcosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

5 sintomas de óleo baixo no câmbio automático

  1. 1 - Problemas nas mudanças de marchas. Um sintoma comum de câmbio com problemas são os trancos nas mudanças de marchas. ...
  2. 2 - Patinação. Outro problema que se manifesta com frequência é a patinação. ...
  3. 3 - Ruído estranho. ...
  4. 4 - Aquecimento excessivo. ...
  5. 5 - Vazamentos.

Quando o nível fica baixo, significa que o óleo ficou em operação no motor durante muito tempo, sendo assim é extremamente necessário trocar o óleo do carro. Quanto mais o óleo é utilizado mais ele vai se degradando, ficando com uma cor mais escura, chegando até uma coloração negra.

1,2 litros é quantidade de óleo para abastecimento de manutenção na caixa de transferência MT82. Baixe/visualize esta dica completa e ainda confira outras especificações da transmissão da Ranger: fluido da transmissão automática 6R80 e da caixa de mudanças manuais MT82.

5 anos

As montadoras especificam no manual do proprietário o período ideal para fazer a troca de óleo do câmbio e se necessário. O mecânico Erick Albuquerque, da Mix Auto Center, recomenda realizar a troca de óleo do câmbio no mínimo a cada 50 mil quilômetros ou 5 anos – tempo suficiente para evitar problemas na transmissão.

O óleo de câmbio automático Multi ATF é um fluido 100% sintético de alta tecnologia. Indicado para caixas de marchas automáticas com bloqueio de conversor de par. É ideal para veículos modernos e, também, caixas automáticas antigas.

O que acontece quando se conduz um veículo com um baixo nível de óleo? Mais cedo ou mais tarde, irá ocorrer um desgaste excessivo do motor que pode provocar uma avaria. Circular nestas condições é perigoso, por isso deve estar sempre atento ao nível do lubrificante.

Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.

Rodar com lubrificante acima ou abaixo do nível: deve ser evitado. Óleo no nível mínimo compromete a lubrificação já que aumenta a fricção entre as peças. Com isso, o desgaste dos componentes do motor é maior e resulta em perda de potência imediata, em excesso de calor ou mesmo na fundição do motor.

-4 Litros de Oleo 100% sintetico 5w30 GM.

Alguns dos principais sintomas que está na hora de trocar o óleo é quando acontecem trancos frequentes na hora de trocar a marcha. Por se tratar de câmbios automáticos os trancos não deviam acontecer já que geralmente eles ocorrem quando o condutor não engata a marcha de forma correta.

Apesar de toda comodidade que o câmbio automático traz aos motoristas, é necessário tomar alguns cuidados com seu uso. Isso porque, dependendo do modelo de carro e dos reparos que precisarem ser efetuados caso haja algum problema, os custos do conserto podem variar de R$ 4 mil a R$ 30 mil.

O motor baixando óleo pode ocorrer em um carro que está com uma demanda além da sua capacidade. Por exemplo: carros que estão transportando carga pesada, sendo usados em condições extremas, que exigem demais do motor. Se o motor trabalha muito, mais óleo ele consome.

Ao notar falhas na partida, barulhos incomuns no veículo ao ligar, desligar e no geral, bem como a perda de potência, maior consumo de gasolina ou outro combustível e falhas na partida são algumas das situações que pedem a troca de óleo o mais rápido possível.

Isso indica falta de pressão ou vazão no sistema de lubrificação. Uma solução comum nesses casos é substituir o óleo atual, ou completar o índice.

A vida útil de um motor depende fortemente do óleo-base usado e também da viscosidade do óleo do motor. Se o óleo leva 2,8 segundos para alcançar o último ponto de lubrificação do motor em baixas temperaturas no caso dos óleos 0W-XX, no caso dos óleos 15W-XX esse tempo sobe para 48 segundos.