Como saber se o óculos têm proteção uv400?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

O teste UV 400 pode ser realizado pelo oftalmologista, pela ótica ou pelo usuário. O oftalmologista vai testar o produto com aparelhos certificados e avaliar todos os níveis de proteção das lentes. Uma ótica de confiança pode realizar teste UV 400 nas lentes com aparelhos aprovados pelo Inmetro.

No entanto, para serem considerados óculos de sol UV, as lentes devem bloquear 75% a 90% da luz visível e devem oferecer proteção UVA e UVB para bloquear 99% da radiação ultravioleta. Embora as pessoas associem esse tipo de proteção aos óculos de sol, as lentes de óculos de grau também podem ter proteção UV400.

UV 400 significa que essas lentes bloqueiam comprimentos de onda menores que 400 nm/0, que inclui todos os raios UVA e UVB. Procure por óculos com alto fator de proteção (pelo menos 98%) contra raios ultravioletas (UVA e UVB) ou proteção UV 400.

Mapa de índice UV - tempo.com | Meteored.

Para certificar-se de que a luminária LED UV-A produz fluorescência nos materiais penetrantes e nos materiais de partículas magnéticas, os LEDs devem ter um pico de comprimento de onda dentro da faixa 360–370 nm.

A forma mais correta e prática de descobrir se o óculos novo está com o grau correto, de acordo com a receita, é levá-lo ao oftalmologista assim que recebê-lo. Dessa forma, o profissional fará a conferência do grau e das medidas dos olhos aferidas para a montagem das novas lentes na armação.

No entanto, o índice UV será 11 ou superior. Portanto, o FPS do seu protetor solar deve ser 50+ ou superior.

Os níveis de radiação ultravioleta nas últimas semanas chegaram a atingir 21 em uma escala que normalmente só vai até 20. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um índice ultravioleta de 11 é considerado “extremo”, com as pessoas sendo alertadas para evitar a exposição para o sol.

Para saber se as suas lentes são polarizadas ou não, você pode realizar um teste na frente de um computador. Os modelos polarizados irão cortar totalmente a luminosidade, e conforme você gira a lente, ela fica escura. Já com as lentes tradicionais, nada irá acontecer.

Se seus óculos têm o filtro azul, o trecho dessa cor no círculo vai ficar mais escuro que antes (azul-escuro, cinza-escuro ou até preto). A seção azul-claro (ciano), por sua vez, vai se unir à parte verde — que também escurece. Isso quer dizer que as lentes têm o bloqueio à luz, pelo menos em partes.

Devem estar presentes na armação do óculos: o número do modelo, nota fiscal, cor, medidas do tamanho da lente e da armação. Além do país de fabricação. Certifique-se também de dar uma olhada em todas as descrições de garantia também, pois, a maioria dos produtos originais oferecem pelo menos um ano de garantia.

Segundo estudo realizado pela Universidade de São Paulo, e que está tendo repercussão mundial, óculos escuros não duram para sempre. Aparentemente, os raios ultravioletas emitidos pelo sol gradualmente enfraquecem a proteção oferecida pelas lentes. Por este motivo, devem ser trocados depois de dois anos de uso.

A princípio, lentes polarizadas oferecem proteção quase que completa contra o brilho horizontal solar, tornando o reflexo do sol quase imperceptível e fornecendo uma visão mais clara e nítida.

O Fator FPU 50+ significa que a cada 50 Raios que atingem a sua Camisa UV, no máximo 1 raio dentre os 50 poderá atravessar a camisa e atingir a sua pele. Então em 100 raios que lhe atinjam, apenas 2 poderão atravessar a camisa e atingir a sua pele.

Simone Sivert explica que o índice acima de 8 já é um alerta, principalmente nos horários em que o sol está mais forte e não há nuvens. Ela defende que é preciso redobrar os cuidados com as crianças e os idosos, e destaca que é perigoso uma longa exposição ao sol.

Confira aqui o índice diário de Radiação UV em todo o mundo
Para entender: o número 0 (zero) é a menor incidência de índice UV e 18 (dezoito) é a máxima.