Como saber se o OB está no lugar certo?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

A cordinha deverá estar do lado de fora do seu corpo. Você não deve sentir o absorvente interno se ele estiver bem colocado. Se sentir qualquer desconforto, empurre-o um pouco mais para dentro até que não a incomode.

- A melhor posição para colocar o absorvente interno é em pé, com uma das pernas ligeiramente flexionada. Apoie o pé em cima do vaso sanitário e introduza o tampão devagar, usando o dedo ou o aplicador - ensina a médica.

É possível que ocorra vazamento em casos de muito fluxo, quando o tamanho do absorvente é inadequado ou quando a troca ultrapassa o limite de quatro horas. Por isso, é importante que a mulher tenha sempre o produto à mão para evitar problemas. Aquelas com fluxo muito intenso devem ter cuidado redobrado.

O absorvente não corre o risco de ficar perdido dentro do corpo, pois não tem como ele sair da vagina, a não ser para fora. Caso aconteça de a cordinha entrar, basta fazer uma pinça com os dedos para puxá-lo. Se isso não der certo, procure o seu ginecologista.

Os absorventes internos podem ser usados para dormir, durante a noite, desde que seja respeitado o intervalo de troca. Ainda de acordo com a médica, toda mulher pode usar absorvente interno, inclusive as que ainda não tiveram relações sexuais.

De maneira geral quase todas as meninas podem utilizar o OB mesmo sendo virgens, pois o absorvente passa pela abertura do hímen sem causar nenhuma lesão ou ruptura. No entanto é conveniente que se faça um exame para observar que tipo de hímen você tem.

Apresenta 3 tamanhos, que se diferenciam pela capacidade de absorção e indicação de uso: Mini: fluxo menstrual leve. Médio: fluxo menstrual moderado. Super: fluxo menstrual intenso.

Não existe exatamente uma regra para saber se o seu O.B. ® está no lugar certo. Mas nós podemos te ensinar o passo a passo correto da colocação e te garantir: quando o absorvente interno está bem colocado, você não consegue mais sentir sua presença. Outra dica é andar ou sentar.

Use proteção interna: A única contra-indicação na hora de entrar na piscina menstruada é se você não estiver usando proteção interna². Esse cuidado é indispensável principalmente se você tem um fluxo menstrual muito intenso. A dica, portanto, é optar pelo absorvente interno ou coletor menstrual para entrar na piscina!

Sente-se com as pernas abertas em uma posição confortável.
Para maior conforto e tranquilidade, agache-se ou sente-se no vaso sanitário com os joelhos bem separados. Outra opção é sentar com uma das pernas levantada.

Como colocar o absorvente interno corretamente
Encaixar o dedo indicador na base do absorvente; Separar os lábios da vagina com a mão livre; Empurrar suavemente o absorvente interno para dentro da vagina, mas em direção às costas, porque a vagina é inclinada para trás e assim fica mais fácil introduzir o absorvente.

Outras recomendações são inserir os protetores (absorventes ou coletores) com as mãos bem limpas. O coletor, no caso, pode ser usado por mais horas em relação ao absorvente interno. Por isso é uma ótima escolha para trocar em casa e curtir o dia na praia.

Intimus

Se você quer curtir um dia com muito sol, praia e piscina, a melhor opção é o absorvente interno e uma boa sugestão é o absorvente interno Intimus® Sport. O absorvente interno é seguro, higiênico, pode ser usado por mulheres de todas as idades e é super fácil de colocar.

Passo 1- Para introduzir, abra delicadamente os lábios da vagina, colocando a ponta do O.B. ® na abertura; Passo 2- Bem relaxada, empurre o produto devagar até a vagina, usando todo o comprimento do dedo indicador. *Lembre-se que o cordão azul deve ficar pendurado para fora da vagina após inserir o absorvente interno.

O absorvente interno não deve ser usado por mais de oito horas seguidas, devido ao risco de choque tóxico ocasionado pela bactéria Staphylococcus aureus, alertaram pesquisadores e médicos nesta terça-feira (23). "Troque o absorvente interno a cada quatro ou oito horas e evite usá-lo durante a noite.

Absorvente interno esquecido dentro do corpo
Ficar muito tempo com o absorvente, no entanto, pode causar a Síndrome do Choque Tóxico, uma doença rara, porém bastante grave, que pode levar a complicações, anemia, amputação de membros e até à morte.

Posso entrar na água com absorvente normal? Dentro da piscina ou do mar, os absorventes comuns vão absorver a água, e perder sua utilidade. Por isso, para este fim, seu uso não é recomendado. Mas isso não deve te impedir de se refrescar em um dia de sol!

Os absorventes desse tipo têm de 1,0 a 1,9 cm de diâmetro; já o hímen de quem ainda não teve relações sexuais tem em média 1,5 e pode chegar até 2,5 cm de diâmetro de abertura no canal vaginal graças à sua elasticidade.

1) Com a mão que está livre, abra delicadamente os lábios da vagina, colocando a ponta do O.B. ® na abertura; 2) Bem relaxada, empurre o produto devagar até a vagina, usando todo o comprimento do dedo indicador. Pronto!

Como escolher o tamanho do absorvente interno? “O tamanho do absorvente é adequado segundo o volume menstrual, ou seja, quanto mais intenso o fluxo, maior deve ser o absorvente.