Como saber se o número do PIS está ativo?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 31 de maio de 2023
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Como saber se o número do meu PIS está ativo?

  1. Cartão cidadão;
  2. Carteira de trabalho física ou digital;
  3. No site CNIS;
  4. No portal MEU INSS;
  5. No telefone do INSS: 135;
  6. Através do atendimento telefônico da Caixa: 0800 726 0207;
  7. Requisitando o RH da empresa em que você trabalha.

No Aplicativo CAIXA Trabalhador você se informa sobre o Abono Salarial, o Seguro-Desemprego e o INSS, confere o calendário de pagamentos, consulta a situação das parcelas e emite o seu comprovante do NIS.

Maneiras de consultar o PIS:

  1. pela internet, no site do Ministério do Trabalho e Previdência.
  2. pelo CPF, no portal Meu INSS.
  3. pelo Telefone 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão)
  4. pela Carteira de Trabalho (só o número)

A mensagem significa que há uma diferença dos dados cadastrais presentes nos bancos de dados da Receita Federal (CPF) e do cadastro do NIS (PIS/NIS/NIT/PASEP). Esse problema impossibilita a consulta, pois ao buscar pelo CPF na base de dados do FGTS, não há correspondência, pela diferença nos bancos de dados.

PIS duplicado. E agora? Se você tirou uma nova carteira de trabalho, pode acidentalmente ter dois números de PIS. Nesse caso, um novo empregador pode ter feito um registro diferente do seu nome junto ao Ministério do Trabalho.

Para sacar o extrato do PIS pelo aplicativo do FGTS basta seguir estes passos:

  1. Faça login no aplicativo do FGTS no seu celular com CPF e senha previamente cadastrados;
  2. Clique na mensagem “Você possui saque disponível”;
  3. Selecione a opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”;
  4. Verifique seus dados e confirme o saque.

Ou seja, nesse caso, mesmo quem não trabalhou com carteira assinada possui um NIS, independentemente de ter ou não um vínculo empregatício, desde que faça parte do CadÚnico. O número do NIT, do NIS, do PIS ou do PASEP é idêntico, mesmo que seja cadastrado por entidades diferentes.

Para isso, o acesso deverá ser feito pelo endereço www.caixa.gov.br/cadastronisempresa. Não é necessário solicitar autorização e entrega de documentos na Agência. O usuário deverá cadastrar Senha Internet, seja por meio da senha do Cartão do Cidadão ou validação de dados.

Atualizar Cadastro e/ou Benefício

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “atualizar cadastro e/ou benefício”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

Caso ele se enquadre nos critérios, mas ainda assim aparecer como não habilitado para o benefício, é preciso verificar se o empregador atualizou as informações dele na Relação Anual de ... Por este motivo, a ferramenta tem apresentado instabilidade tanto de acesso, como em casos de mensagem do Pis "não habilitado".

Pessoas cadastradas há menos de 45 dias não serão localizadas, pois a informação de seu cadastro ainda não estará disponível na Consulta Cidadão. Pra saber o número do NIS ou ver se as suas informações estão atualizadas não é mais preciso ir até o Cras.

A situação é semelhante no caso de mudança do serviço público para a iniciativa privada - o número de inscrição se mantém, mas a conta individual passa do Banco do Brasil S/A para a Caixa. É importante informar ao novo empregador o seu número PIS-PASEP para evitar que ocorra novo registro sob outro número.

A atualização não se refere à mudança do número em si, mas sim ao ajuste dos dados cadastrados vinculados a ele. Esta é a forma de garantir que o beneficiário possa aproveitar os benefícios disponibilizados.

O PIS e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número, porém a diferença está na forma como são gerados. O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), feito pela Caixa.