Como saber se o número da TIM está ativo?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Ao ligar para algum número do atendimento TIM e pedir para falar com um atendente, você conseguirá a informação do número do seu telefone informando o seu CPF. Para isso, ligue no número 1056. É possível ainda saber quantas linhas de celular pré-pagos estão cadastradas no seu CPF pelo site Cadastro Pré.

Você também consegue consultar sua portabilidade TIM no site da operadora. Acesse a página de consulta TIM e digite seu CPF, número do protocolo e telefone.

Quando o chip é desativado, o cliente não consegue mais acessar as funções da operadora, como fazer ou receber ligações e SMS, além de não poder utilizar a rede móvel, ficando sem internet se não estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Tem como colocar crédito em chip bloqueado? Se ele foi bloqueado por falta de recarga no prazo estipulado pela operadora, você consegue colocar créditos normalmente para desbloquear chip e continuar usando os serviços no seu smartphone.

Faça um teste para verificar se é mau funcionamento
Se puder, coloque-o em outro aparelho e faça uma ligação para testar. Caso funcione, o problema pode ser em seu aparelho. Outra maneira de provar o funcionamento é inserir, em seu celular, um chip secundário e testar o funcionamento.

Utilize apps de rastreio
Se você recebe muitas ligações de números privados ou aqueles em que só aparece “00000”, pode contar com essa alternativa. Entre os aplicativos com essa finalidade, estão: Truecaller, disponível para Android e iOS; Whoscall, disponível para Android e iOS.

Entre os mais populares, destacam-se o Truecaller e o Whoscall, disponíveis para iOS (iPhone), Android e com consulta Web (se não quiser baixar).

Chip da TIM não funciona
Primeiro, é preciso certificar que o problema não está no manuseio incorreto ou no próprio telefone. Confira se o chip está posicionado corretamente; Veja se há sujeira nele (pode usar um pano para limpar); Teste o chip em outro aparelho e certifique-se que há sinal.

Como recuperar um número com chip da TIM
Se você é cliente da TIM, deverá se dirigir presencialmente a uma loja física, que irá resgatar sua linha para um chip em branco. Não é possível recuperar o número pela internet.

Você pode ligar de outro TIM para *144 ou através de um telefone fixo para 1056.

Para falar com o suporte técnico do TIM Live, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 103 41, ou enviar um Whatsapp para o número (21) 98056-3748.

Nesse caso, veja como fazer portabilidade para TIM por SMS:

  1. Coloque o TIM chip no aparelho;
  2. Mande um SMS com a palavra MANTER para o número 4441;
  3. Responda o SMS com o seu número antigo que você deseja fazer a portabilidade;
  4. Um código de confirmação é enviado para o antigo número. ...
  5. Responda com o código de confirmação.

O que é portabilidade numérica? É o direito que qualquer cliente de telefonia (móvel ou fixa) tem de trocar de operadora e continuar com o mesmo número. A portabilidade é permitida somente entre DDDs iguais, e para o mesmo tipo de serviço: de móvel para móvel e de fixo para fixo.

Passados mais 30 dias — 90 dias após o vencimento dos créditos — sem recarga, o número é cancelado; a TIM também recomenda que o usuário coloque créditos antes do prazo limite.

Passados 45 dias da primeira notificação, o número é bloqueado e permanece assim por mais 30 dias. Nesse período ainda é possível recuperá-lo indo até uma loja da operadora. Por fim, o cancelamento definitivo ocorre 75 dias depois da primeira notificação e não há mais como recuperar o número.

Enquanto seu chip estiver bloqueado, não será possível confirmar seu número de telefone novamente, já que é preciso receber SMS ou ligações telefônicas para confirmar a conta. Nesse momento, você tem duas opções: Você pode usar um novo chip com o mesmo número para ativar o WhatsApp no seu novo celular.

Se não colocar crédito na linha pré-paga até 15 dias da primeira notificação, o consumidor poderá sofrer suspensão parcial do serviço. Após 30 dias da primeira notificação, se não houver recarga, há a suspensão total do serviço e, passados mais 30 dias da suspensão, a operadora pode considerar o contrato rescindido.