Como saber se o nódulo no fígado é benigno ou maligno?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A biópsia ajuda a confirmar o diagnóstico e a determinar se o nódulo é canceroso. É importante ressaltar que nem todo nódulo no fígado é câncer. No entanto, qualquer nódulo hepático deve ser avaliado por um profissional de saúde para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento adequado, se necessário.

Os nódulos no fígado são lesões comuns, geralmente encontradas incidentalmente em exames de imagens. Na maior parte das vezes não geram sintomas e tem caráter benigno. O tipo mais comum de nódulo é o hemangioma, composto por um emaranhado de vasos sanguíneos, e que não exige tratamento na grande maioria dos casos.

Pode ser encontrado em exames de rotina, pois muitas vezes não apresenta nenhum sintoma. O diagnóstico é confirmado através de exames como ressonância magnética, tomografia e ultrassom. Caso ele esteja em um tamanho superior a 5 cm, é necessário acompanhamento a cada 6 meses.

Quando algum deles está relacionado com o câncer? No caso do nódulo, as bordas regulares e a maleabilidade são bons indicativos de benignidade. Já se o mesmo tiver o contorno irregular, massa mal definida e aderência a tecidos adjacentes, acende o alerta para suspeita de câncer.

Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.

Os sintomas de câncer no fígado costumam aparecer nos estágios mais avançados da doença. Entre eles, pode-se citar a fadiga, a dor, o inchaço abdominal, a pele amarelada, entre tantos outros. Ao perceber uma ou mais alterações no organismo, é importante procurar um médico e investigar o quadro.

Crescimento – nódulos pulmonares cancerosos tendem a crescer muito rapidamente com um tempo de duplicação médio de cerca de 4 meses, enquanto nódulos benignos tendem a permanecer do mesmo tamanho ao longo do tempo. Calcificação – nódulos do pulmão que estão calcificadas são mais susceptíveis de ser benigno.

Quando surgem, as manifestações variam conforme o tipo de nódulo hepático. Em hemangiomas, os principais são náuseas, vômitos, hemorragia, dor abdominal, febre e saciedade precoce. Já a hiperplasia pode causar dor epigástrica, aumento do volume abdominal e hemorragia.

Benignos: as células crescem lentamente, não invadem outros tecidos e não provocam metástase. O tratamento consiste na remoção do tumor através de cirurgia; Malignos: as células multiplicam rapidamente, podem invadir outros tecidos, podem causar metástase. Os tumores malignos são chamados de câncer.

O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Assim, trabalha na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos.

O profissional se utiliza de um aparelho de ultrassom para localizar corretamente o fígado, bem como guiar o posicionamento da agulha para que seja possível obter o fragmento exatamente da área onde se localiza alguma anormalidade. Como a agulha é oca, quando ela é retirada traz consigo um pequeno fragmento do fígado.

Pode mostrar lesões maiores do que 0,5 cm. A tomografia ou a ressonância do abdômen auxiliam a determinar o tamanho e a localização do tumor, se o tumor se espalhou para outros órgãos, ou se o tumor é metastático, ou seja, tem origem em outros órgãos. Permite avaliar a saúde do restante do fígado.

O que são? Nódulos benignos são fruto de um crescimento aumentado que ocorre nas estruturas elementares da mama denominadas ductos e estroma. Sua causa não esta completamente esclarecida, no entanto há fortes indícios de que os hormônios femininos que surgem após a primeira menstruação (menarca) estejam envolvidos.

Já um nódulo maligno é irregular e o formato se assemelha ao de uma estrela.

O câncer de mama leva, em média, de sete a dez anos para que uma célula com gene modificado se torne um carcinoma com pelo menos 1 centímetro de diâmetro.

Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.

Os nódulos benignos normalmente são mais macios e possuem bordas regulares na palpação. Já os nódulos suspeitos são duros e possuem bordas irregulares.

A cirurgia de nódulo no fígado poderá envolver a retirada apenas do nódulo ou de uma parte maior do órgão. Isso dependerá do tipo de doença em questão, tamanho e número de nódulos, e sua localização no fígado. É importante ressaltar que qualquer cirurgia de fígado é sempre um procedimento delicado e que merece atenção.

Porém, nódulos na mama doloridos também podem ser um alerta para câncer de mama. Na maioria dos casos, o câncer de mama é indolor, principalmente se ainda estiver em estágios iniciais. Mas, quando o nódulo maligno começa a provocar dor, é um indicativo de que o câncer está em estágio avançado.