Como saber se o nível de testosterona está alto?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Existem muitos sintomas que podem ser alertados sobre os níveis de testosterona no organismo. Nos homens as mais comuns são fadiga, diminuição de energia e disfunção erétil. Enquanto nas mulheres, a oleosidade da pele, acnes e aumento de pelos no corpo.

O exame de testosterona é feito a partir de uma coleta de sangue e tem o objetivo de verificar níveis anormais desse hormônio tanto em homens quanto em mulheres. Médicos podem prescrever a dosagem de testosterona livre e total.

Como aumentar a testosterona de forma natural

  1. Perca peso. O peso em excesso não ajuda. ...
  2. Exercícios de alta intensidade e treinos de força. Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. ...
  3. O zinco é um bom aliado. ...
  4. Reduza o stress. ...
  5. Estímulos sexuais.

O aumento desse hormônio no corpo masculino acarreta em ótimos benefícios, pois sem ele os homens se sentirão mais indispostos e cansados, diminuindo o pique para praticar atividades físicas.

Quais são as consequências do uso da testosterona em excesso? A testosterona pode ser a causadora principal de uma série de doenças, como: Problemas cardiovasculares. Aumento do colesterol ruim.

Hoje, está claro que pode acontecer diminuição acentuada dos níveis de testosterona em condições como obesidade grau 3, infecção pelo HIV, estresse psicológico, doenças debilitantes ou como efeito colateral de medicamentos como os derivados da cortisona, por exemplo.

Tanto que atualmente já é reconhecido que o excesso de treinamento físico é uma das causas que prejudicam a produção de testosterona em homens, podendo levar inclusive a um quadro de deficiência do hormônio, chamado de hipogonadismo ligado ao exercício.

A testosterona é o mais importante hormônio masculino, e o homem adulto produz cerca de 7mg todos os dias.

Para ter aumento natural dos níveis da testosterona no sangue a alimentação é muito importante, principalmente com a ingestão de zinco e das vitaminas A e D.

O hormônio pode aumentar os comportamentos competitivos e a assertividade, o que tem um impacto positivo no mercado de trabalho. Níveis mais altos de testosterona podem ajudar homens desempregados a encontrar trabalho e homens empregados a mantê-lo.

Frutas. O nutricionista afirma: “frutas como maçã e banana colaboram na produção do zinco. Além disso, tomate, laranja, maracujá, limão e morango são ricos em vitamina C, importante aliada da produção hormonal de testosterona”.

O hormônio injetável tem venda controlada pelas farmácias. Só é vendida com prescrição médica e com o CPF do médico. Porém, as pessoas vêm comprando o hormônio clandestinamente dentro e fora do país. A testosterona injetável tem sido mais usada pelos homens.

Níveis anormalmente altos de testosterona podem causar problemas para os homens. Não existe um consenso sobre qual o nível máximo de testosterona que pode ser considerado normal para um homem adulto, mas níveis acima de 900-1000 ng/dl já devem ligar a luz amarela.

testosterona

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino. Ela é produzida no corpo preferencialmente nos testículos e é responsável por diversas funções no organismo, como: Desejo sexual (libido).

Publicado na revista científica Archives of Sexual Behavior, um novo estudo não encontrou nenhuma relação entre a quantidade de pelos faciais e a autopercepção de dominância em homens e seus níveis de testosterona.

A resposta é não. Pode até ser que é dos carecas que elas gostam mais (…), mas a quantidade de testosterona em carecas e cabeludos é teoricamente a mesma.

Nível de testosterona por idade
No homem, a produção de testosterona em grande escala começa na fase da puberdade, ou seja, dos 10 aos 16 anos. É nesse momento que o garoto vê seu corpo mudar, começando na adolescência, até que se torne um homem adulto.

Já no cérebro, a testosterona sofre a conversão em dihidrotestosterona, a qual será responsável por organizar as conexões cerebrais no sentido masculino, promovendo uma grande variedade de comportamentos masculinos que diferenciam os dois sexos9.

Elaine Frade Costa, médica supervisora da divisão de endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a reposição hormonal masculina é recomendada quando os níveis de testosterona estão abaixo da normalidade, isto é, menores que 230 ng/dL.

Existem alimentos que aumentam a testosterona?

  • Carnes magras. A carne magra (como frango e porco) é uma boa fonte de proteína e zinco, nutrientes que ajudam a otimizar a produção de testosterona. ...
  • Brócolis, repolho e couve-de-bruxelas. ...
  • Ovos. ...
  • Salmão. ...
  • Ostras. ...
  • Alho.

As concentrações sanguíneas de testosterona têm seu pico por volta de 6:00h as 8:00h da manhã e sofre um declínio de até 35% durante o dia, antes de começar a aumentar nova- mente pelo meio da noite [13].