Como saber se o nervo das costas está inflamado?

Perguntado por: ufreitas2 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Sintomas

  1. Dor na parte posterior da perna e glúteo;
  2. Pouca dor lombar;
  3. Dores na perna em forma de choque queimação;
  4. Geralmente em apenas um dos membros inferiores;
  5. Nos casos mais graves pode ocorrer diminuição da força no membro inferior;
  6. Geralmente a dor melhora deitado;
  7. A dor piora sentado ou em pé;

Os principais sintomas são dores intensas na região lombar, glúteo, panturrilha ou pernas. Há também limitação dos movimentos para sentar, deitar, levantar e manter a coluna em posição ereta.

A inflamação pode invadir os sistemas espinhal e neurológico do corpo, resultando em condições dolorosas que podem perturbar a vida diária. Cada parte da coluna pode ser afetada pela inflamação, desde a inflamação da parte inferior das costas até a inflamação das vértebras.

Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente.

Ela se estende da parte inferior do cérebro até a coluna vertebral. Ao longo do caminho, os nervos se espalham por todo o corpo. O cérebro e a medula espinhal são protegidos por ossos: o primeiro pelos ossos do crânio e a segunda pelas nossas vértebras.

Sendo assim, a dor ciática é uma dor que se inicia na coluna lombar e progride até a região da panturrilha e pé. Como identificar? É possível perceber os primeiros sintomas com uma dor na lombar, sendo irradiada para a perna, abaixo do joelho. Essa é uma das principais características da dor no nervo ciático.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, estão disponíveis sem receita ou sob prescrição. Os AINEs podem reduzir a dor, a febre e a inflamação. Paracetamol. O paracetamol atua bloqueando a transmissão dos sinais de dor ao cérebro.

Qual exame detecta nervo ciático inflamado? A Ressonância Magnética é o melhor exame para investigação do nervo ciático. Além da ressonância, a eletroneuromiografia também é importante pois avaliamos a função do nervo.

Doenças infecciosas – causadas por bactérias ou vírus que podem afetar os nervos pela liberação de toxinas ou pela degeneração provocada pela presença do microorganismo. Traumas – acidentes, fraturas ou cirurgias podem causar lesões nos nervos que levam a dores agudas, de grande intensidade, no período pós-operatório.

A dor corre quando o nervo é comprimido, geralmente por uma hérnia de disco na coluna ou um crescimento excessivo de osso (esporão ósseo) nas vértebras. Em casos mais raros, pode surgir graças a um tumor, ou porque o nervo foi danificado por uma doença, como o diabetes, por exemplo.

Remédios
Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

A descompressão pode ser realizada com auxílio de dilatadores tubulares ou por via endoscópica. Antes de realizar o procedimento, o ortopedista especialista em Coluna estuda toda a anatomia da coluna do paciente, identificando os principais pontos de compressão e quais devem ser ressecados.

Não existe tempo limite para a recuperação dos nervos sensitivos, mesmo após anos eles podem ser reconstruídos. Já os nervos motores (que controlam músculos) devem ser tratados em até um ano, após isso, há uma atrofia definitiva da musculatura.

Quando a coluna lombar está inflamada, os sintomas incluem dor localizada na parte inferior da coluna vertebral, rigidez, dificuldade para se dobrar, amplitude de movimento limitada na área afetada e sensibilidade articular.

É fundamental entender que os nervos podem sim se regenerar, mas isso acontece de forma muito lenta e nem sempre 100% eficiente. O processo pode levar meses a anos e depende da gravidade da lesão. Então, fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento rápido melhora muito as chances de recuperação.