Como saber se o nervo alveolar inferior foi rompido?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.6 / 5 4 votos

alveolar inferior, correspondem à uma sensação de formigamento ou diminuição da sensibilidade como se a anestesia não tivesse passado direito. Podendo também em alguns casos o paciente apresentar uma “estranheza” ao toque, sensibilidade alterada ao frio e calor, “fisgadas” e coceira.

Na parestesia do siso, o paciente manifesta sintomas que são muito característicos de lesão nos nervos. Esses sinais e desconfortos são localizados de acordo com o nervo que foi afetado, como explicamos, podendo se manifestar no lábio inferior, na região do queixo, na língua ou na face.

Dano a esses nervos pode levar a alegações de sensações na região do lábio inferior e queixo, língua ou ambos. Além disso, dano ao nervo que fornece sensações à língua pode causar alterações no paladar.

O laser de baixa intensidade apresenta-se como uma terapia importante para o tratamento da parestesia do nervo alveolar inferior com excelentes resultados do retorno neurossensitivo, principalmente nos casos onde inicia-se o mais breve possível.

É importante entender que os nervos se regeneram a uma taxa muito lenta, cerca de um milímetro por dia. Portanto, a recuperação é um processo longo e gradual, que geralmente leva vários meses a um ano. Geralmente utilizamos imobilização nas primeiras semanas, dependendo do tipo de lesão e da localização.

Geralmente, os remédios para dor no nervo do dente são antiinflamatórios e anestésicos, como paracetamol, ibuprofeno, naproxeno, nimesulida, cetoprofeno, diclofenaco, benzocaína (tópico), lidocaína (tópico) etc. O dentista também pode aplicar anestesia diretamente no nervo do dente.

Traumatismo de intensidade moderada nos tecidos de sustentação, que determina mobilidade dentária sem mudança de posição. O dente apresenta mobilidade leve, moderada ou severa. Presença de sangramento em torno do sulco gengival, indicando lesão aos tecidos periodontais. Queixas de sensibilidade ao toque.

Anatomia relevante
O nervo alveolar inferior encontra-se inferior e anteriormente ao aspecto medial do ramo mandibular. O nervo, acompanhado pela artéria e veia alveolar inferior, entra no forame mandibular próximo ao ponto médio do ramo mandibular.

Pode causar uma sensação de formigamento, dormência, queimação ou dor nas áreas afetadas, podendo ser temporária ou crônica. Após a extração do siso, esse sintoma é bastante comum e pode ser causado pelo trauma no local da cirurgia ou pelo uso de anestesia.

2 - Quais possíveis complicações da extração do siso? Além de risco de sangramento e infecções, inerentes a qualquer cirurgia, a extração do siso pode apresentar outras complicações. No caso dos sisos superiores, pode haver um comprometimento da comunicação entre a boca e o seio maxilar, que forma a cavidade nasal.

Quais os principais sintomas após a extração do siso?

  1. Inchaço. É muito comum que a extração dos dentes inferiores provoque mais inchaço do que os superiores, mas isso vai de pessoa para pessoa. ...
  2. Dor local. Devido ao procedimento é muito comum que o local fique bem dolorido. ...
  3. Trismo.

A grande maioria (90%) dessas lesões são temporárias e melhoram dentro de oito semanas. No entanto, se durarem por mais do que seis meses, são consideradas permanentes. Dano a esses nervos pode levar a alegações de sensações na região do lábio inferior e queixo, língua ou ambos.

Injetar o anestésico local
Colocar a ponta do polegar ou dedo indicador na incisura da mandíbula para ajudar a visualizar a altura vertical em que a agulha entrará, e retrair a bochecha para expor o triângulo pterigomandibular. Colocar e manter o corpo da seringa sobre o 1.º e 2º pré-molares inferiores contralaterais.

Corte de nervo é algo frequente e que precisa ser encaminhado de forma urgente para um especialista, uma vez que pode afetar a sensibilidade, a força muscular e causar perda de movimentos. Um ferimento cortante que atingiu o nervo necessita de tratamento especializado.

Já na neurotmese há ruptura parcial ou completa do nervo propriamente dito, e a recuperação só é possível através da intervenção cirúrgica. Ao contrário do que se pensa, o nervo é capaz de se regenerar, total ou parcialmente, mesmo quando seccionado, dependendo, para isso, de um tratamento correto e tempestivo.

Na pesquisa realizada por Rood, Shehab et al, observou-se que os três sinais mais prevalentes para que ocorra a parestesia do nervo alveolar inferior são: obscurecimento dos ápices, estreitamento do canal mandibular e interrupção das linhas brancas.

Quando danificados, seus nervos não podem se comunicar adequadamente, e essa falta de comunicação gera sintomas como dor ou dormência. A neuropatia pode resultar em fraqueza muscular se causar redução da estimulação nervosa nos músculos.

Lesões de nervo nas mãos

  1. dor na mão, punho ou dedos;
  2. formigamento e dormência nas mãos e dedos;
  3. sensação de queimação;
  4. fraqueza muscular na mão ou punho;
  5. dificuldade na realização de movimentos finos (como escrever);
  6. perda de sensibilidade;
  7. inchaço na mão ou punho.