Como saber se o músculo está Hipertrofiando?

Perguntado por: opinheiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho e volume dos músculos em resultado à sobrecarga imposta. Ou seja, trata-se de uma resposta fisiológica resultante de uma adaptação celular frente a uma maior exigência de trabalho. Além disso, o processo da hipertrofia muscular é reversível.

HIIT

O HIIT — ou treinamento intervalado de alta intensidade — é uma das melhores maneiras de ganhar músculos rápido e atingir a hipertrofia. Cada treino dura apenas 45 minutos e deve ser praticado apenas duas vezes na semana. No entanto, ele é superintenso, pois exige que o máximo de esforço dos músculos.

Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia
Durante o repouso, o músculo começa a se regenerar, formando fibras cada vez mais fortes, como forma de preparação para novos desgastes. É a partir daí que os músculos começam a crescer.

Em média um ganho de 5 kg de massa muscular varia de 3 até 6 meses. Ao passo que algumas pessoas conseguem ganhar músculos rápido, outras tem grandes dificuldades, e chegam a ganhar no máximo 1 kg em 1 mês.

A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho e do volume dos músculos, o que acontece devido à pratica de atividade física intensa e regular e alimentação adequada, que deve ser rica em proteínas.

Para atingir essa meta é necessário treinar 5 vezes por semana, já que os resultados vão depender dessa frequência. Isso significa que o aumento da massa e o ganho de força acontecem mais rapidamente para pessoas que malham todos os dias.

O Ideal é entre 24 e 48 horas, para que haja um crescimento muscular adequado.

A hipertrofia é um aumento do tamanho das células que resulta em aumento do tamanho do órgão, ou seja, não existem células novas, apenas células maiores, contendo quantidade aumentada de proteínas estruturais e de organelas. Isso ocorre quando as células possuem capacidade limitada de se dividir.

Um estudo recente sugere que realizar 5 séries por semana, para cada grupo muscular, é o suficiente para hipertrofia e força, com ganhos ótimos.

As repetições entre 6 e 12 são as mais utilizadas em musculação para as séries pesadas, sem contar repetições mais altas eventualmente utilizadas nas séries de aquecimento. Esse número de repetições é classicamente considerado “treinamento para hipertrofia”, por ser a que mais estimula o aumento do volume muscular.

Então, recapitulando, você consegue sim gerar hipertrofia com cargas menores e até mesmo sem carga, porém, para obter os maiores ganhos de hipertrofia, cargas acima de 65% de 1RM são mais adequadas.

Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.

Melhores suplementos para hipertrofia
A suplementação de creatina (3-5g/dia) para o suporte de creatina fosfato (CP) muscular e aumentar a intensidade dos treinos. A beta alanina (2-4g/dia) é um componente tamponante que também ajuda na intensidade e na manutenção de força nos treinamentos mais intensos.

Vamos deixar claro aqui que a maioria das pessoas consegue, com uma certa facilidade, ganhar cerca de um quilo de massa muscular por mês. Então, especialmente se você for iniciante, o tempo médio estimado para ganhar 5kg de massa muscular é de 5 meses.

Tremores musculares relacionados ao exercício podem acontecer com qualquer pessoa, independentemente do seu nível de condicionamento físico. E são o resultado de contrações involuntárias causadas por excesso de estímulos ou novos estímulos ou ainda de espamos resultantes de descargas de adrenalina no corpo.