Como saber se o motor vai fundir?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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5 sinais que indicam que o motor do seu carro está fundido

  • Alguns barulhos e ruídos são emitidos. ...
  • Fumaça sai escura no cano de escape. ...
  • Odores repentinos são verificados dentro do veículo. ...
  • O consumo de combustível aumenta. ...
  • Marcas de óleo são visíveis no chão.

4 maneiras para evitar a fundição do motor

  1. Inspecione o sistema de arrefecimento periodicamente. ...
  2. Verifique os reservatórios de água e óleo regularmente. ...
  3. Abasteça em postos confiáveis. ...
  4. Mantenha-se assíduo às revisões e manutenções programadas.

Motor fundido: veja os sinais que indicam que ele está com problemas sérios

  1. Luzes de verificação no painel. ...
  2. Barulhos e ruídos. ...
  3. O motor apresenta instabilidade. ...
  4. Marcas de óleo são visíveis no chão. ...
  5. Odores repentinos dentro do veículo. ...
  6. O consumo de combustível aumenta. ...
  7. Perda de potência. ...
  8. Fumaça “colorida” no cano de escape.

Isso porque quando o motor chega a temperaturas muito altas, essas peças podem perder sua função devido à alta dilatação e à própria fusão. Nesse estado, o motor manifesta um forte ruído, ocasionado pelo atrito excessivo entre as peças, o que provoca seu travamento.

O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil.

Sintomas da junta de cabeçote queimada
Caso seu veículo apresenta problemas como diminuição da água do radiador; velas de ignição úmidas; falhas no motor, e fumaça excessiva (falta de fluido de arrefecimento), é bem provável que a junta de cabeçote esteja queimada.

Superaquecimento, correia dentada rompida e até problemas na injeção podem danificar o cabeçote do motor.

O óleo sujo, adulterado ou a presença de defeitos na bomba aumentam o risco de travar o componente. Fundir o motor é um problemão! Se acontecer, você terá que contratar um serviço especializado para consertar. Esse costuma ser um custo bem alto.

Quando o anel de segmento apresenta algum problema, percebemos uma diminuição na potência do motor, um aumento no consumo de óleo e uma mudança nos gases que saem pelo escapamento.

Se o medidor de temperatura ficar no vermelho ou você notar fumaça saindo do motor, reduza a velocidade e pare o carro assim que for seguro. A fumaça branca é, na verdade, vapor — e indica que ainda há tempo para reparar o problema.

Esteja atento aos sinais dados pelo motor do carro

  1. Aparência. Mesmo que você não entenda muito de mecânica, é sempre bom abrir o capô do veículo para dar uma olhada geral nas condições das peças. ...
  2. Cheiros. ...
  3. Vazamentos. ...
  4. Trepidações. ...
  5. Ruídos.

Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

Se o mecânico e a logística de peças forem muito eficientes e o serviço for realizado em 3 horas, teremos um recebimento de R$ 80,00 por hora. Esse valor é estipulado quando dividimos os R$ 240,00 por 3 (horas executadas para realizar o serviço).

A faixa salarial do Retificador de Motores de Carros fica entre R$ 1.600,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 3.132,77, sendo que R$ 1.709,41 é a média do piso salarial 2023 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.

O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como:

  • Indicação de alta temperatura no painel;
  • Fumaça excessiva nos canos de escape;
  • Redução rápida da água do radiador;
  • Velas de ignição úmidas;
  • Falhas no motor.

Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

ok combinamos o serviço da retifica completa com prazo de 10 dias uteis e valor de R$5000,00 , sendo que metado do valor ( R$2500,00) na aprovação do orçamento para inicio de compra de peças e que esses valore poderiam ser parcelado no cartão em até 12 X Sem juros.

É bom lembrar que alguns cabeçotes aceitam apenas uma plaina de superfície, enquanto outros suportam até três. Também existem outros serviços, como troca de sede de válvulas e guias de válvulas, bem como retífica do alojamento do comando de válvulas.