Como saber se o motor é de alta ou de baixa rotação?

Perguntado por: esales . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

O que determina a designação alta ou baixa rotação é a posição de instalação do acoplamento. Isso independe da rotação que o acoplamento venha a transmitir. Já a definição do uso ou não de redutores ocorre na fase de projeto e potenciamento da aplicação.

O de alta rotação tem hélices que giram mais rápido e um motor menos potente. Ele é ideal pra preparar alimentos líquidos, como sucos, vitaminas ou milk shakes. Já o liquidificador industrial de baixa rotação é o ideal pra fazer cremes, pastas, sorvetes ou alimentos mais densos, como alguns tipos de massas.

Na Consultas Prime você consegue consultar número de motor para verificar se o motor consta cadastrado em algum veículo ou se ele já foi baixado.
...
Onde encontrar o Número do Motor

  1. Certificado de Registro e Licenciamento Veicular;
  2. Manual do Proprietário;
  3. Apólices de Seguro;
  4. Boletins de Ocorrência;
  5. Relatórios Veiculares.

Não existe uma rotação ideal para todos os veículos. O ideal é que você saiba qual é a faixa de rotação na qual seu veículo apresenta o melhor rendimento. Na maioria dos modelos compactos, esta faixa costuma ser entre 1.800 rpm e 2.000 rpm.

Dessa forma, o ideal é manter o veículo sempre engatado e em velocidade constante, com rotação abaixo de 2.000 rpm.

Motor de baixa rotacao 1700 rpm.

Polaridade: 2 pólos (3500 rpm), 4 pólos (1750 rpm), 6 pólos (1100 rpm) e 8 pólos (860 rpm), 10 pólos (700 rpm), 12 pólos (590 rpm) 14 pólos (515), 16 pólos (450 rpm);

Existe uma escala crescente de faixas de rotação, que vai da Marcha Lenta à Potência Máxima, e cada uma dará resultados diferentes na força do motor e no consumo de combustível. Quanto mais voltas der o motor, maiores serão as RPM e maior será a potência.

Se o uso do veículo for urbano, procure escolher motores que possuam seus picos de torque com baixas rotações (entre 1.500 e 2.500 rpm, rotações por minuto, rpm). Dessa forma, você terá um carro "mais esperto" em baixas velocidades.

Conduzir o veículo com o motor trabalhando em baixa rotação aparece como uma das alternativas usadas por alguns condutores. Essa prática consiste, na maioria das vezes, em utilizar uma marcha mais alta no câmbio mesmo em velocidades mais baixas. Como resultado, o motor passa a trabalhar num regime de rotação bem menor.

Esta situação é muito simples de resolver, basta trocar as polias da lateral da máquina por polias que façam com que o eixo da serra gire 1.300 vezes por minuto, sem alterar a velocidade do motor. Nós temos KIT's de Polias para motores de 1.740 rpm e 3.600 rpm, você os encontra clicando aqui!

As brocas de baixa rotação podem ser utilizadas de diversas formas nos atendimentos em consultório.
...
Sua função principal é desgastar os tecidos dentários, por isso seu uso pode ser feito em:

  1. Restaurações;
  2. Procedimentos de implantodontia;
  3. Correção estética dos dentes;
  4. Cirurgias de pequeno, médio e grande porte.

Existem diversos tipos de motores elétricos no mercado, mas podemos classificá-los em três grupos principais: motor de corrente alternada (CA), motor de corrente contínua (CC) e motores universais (CA e CC). Em cada uma destas categorias derivam outros em função de suas características.

1 – Motor de imã permanente de duas fases Há três tipos básicos de motores de passo: imã permanente, relutância variável e híbrido.

Vá à unidade de atendimento de registro do veículo, ou à unidade em que o veículo será registrado, para solicitar a regularização do número do motor com todos os documentos solicitados.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

Registre a RPM do motor
O 1º passo para fazer a avaliação do motor da moto é verificar o número de rotações por minuto (RPM) que ele executa na sua velocidade máxima. Claro, é possível acelerar a máquina sem converter tudo em movimento, o que te dá mais uma opção para medir a potência do motor.

Manter uma rotação ideal
Em mais de dois terços dos veículos de passeio, a faixa que vai pedir menos combustível é entre 2.000 e 2.500 rpm. Isso vale, inclusive, para você passar a marcha no tempo certo dentro destes limites – siga os avisos do sistema se o seu carro tem indicador de trocas ou o velho vacuômetro.

Não existe uma marcha que gaste mais o menos gasolina. Tudo é forma como o motorista vai dirigir. Se o motorista dirigir com o carro em uma marcha mais baixa faz com que as rotações do motor permaneçam elevadas. Dessa forma, o consumo do veículo aumenta.