Como saber se o motor da moto está ruim?

Perguntado por: efarias2 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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Depois de muito tempo de uso, especialmente com sobreaquecimento, pode ser que você faça um teste colocando a chave na ignição e, em vez de ouvir o arranque, escute uma série de barulhos incômodos. Esse é um sinal de que você está lidando com um motor fundido, que precisa ser trocado quanto antes.

Os motores das motocicletas são menores do que os de carros e podem se desgastar mais rapidamente. É muito importante verificar sempre o nível de óleo (através da vareta ou no próprio painel, em alguns modelos). Saiba que rodar muito tempo com pouco óleo pode afetar diretamente o funcionamento da sua moto.

O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil.

Portanto, se o motor perde potência e começa a engasgar enquanto você dirige, é hora de procurar uma oficina mecânica. Fique de olho também no nível da água: se ele estiver baixo, isso pode causar um superaquecimento e uma perda de potência, fundindo o motor rapidamente.

Além disso, podemos ter outros agentes causadores de baixo desempenho, são eles: Defeitos no motor (pistão, anéis, cilindro e embreagem); Falhas no sistema de alimentação de combustível (carburador ou injeção eletrônica); Falhas no sistema elétrico.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

O normal é que a retífica seja feita depois dos 200 mil km rodados. Ela não é uma boa opção se o custo do serviço for mais da metade do valor do veículo. Fique atento a esse ponto.

Cuidados com a moto: 5 dicas para ampliar a vida útil

  1. Lubrifique as peças. ...
  2. Ajuste sempre a corrente. ...
  3. Fique de olho nos pneus. ...
  4. Cuidado com a temperatura do motor. ...
  5. Contrate um serviço de rastreamento.

100.000 quilômetros
A quilometragem é outro fator importante na hora de avaliar se a vida de nossa moto chegou ao fim. Com 100.000 km percorridos podemos dar-nos por satisfeitos e pensar em aposentar o veículo e mudá-lo por um novo modelo.

A falta de força do motor pode ter origem também nas bobina de ignição. Ela recebe corrente de baixa voltagem da bateria e a transforma numa de dezenas de milhares de volts para as velas, e qualquer defeito na peça pode comprometer o rendimento do carro.

Boa parte dos problemas de funcionamento do motor são causados por combustível e/ou lubrificantes de má qualidade. Ao substituí-los por produtos de nível superior e eliminar as impurezas do sistema, resolve-se inúmeros problemas sem a necessidade de serviços de oficina.

Um problema no motor que costuma aparecer bastante nas oficinas mecânicas é o superaquecimento, conhecido como “carro fervendo”. As causas para esse tipo de situação podem ser várias, sendo que algumas são bem simples de serem detectadas e resolvidas.

Acelerar muito estraga o motor sim, mas também eleva o consumo de combustível para níveis muito mais altos que o normal. Assim, não adianta reclamar de uma média com baixo quilometro por litro, se o motor sempre opera em regime elevado.

Uma das peças de moto que mais se desgasta com o passar do tempo é o cabo da embreagem. O rompimento é quase que inevitável, pois ele é muito utilizado e tende a perder a lubrificação, deteriorando-se cada vez mais com o passar do tempo.

A falta de lubrificação do motor é uma das principais causas desse problema. Isso porque o óleo do motor é responsável, também, por não permitir que o motor atinja uma temperatura muito elevada.

Lubrificação insuficiente
Desse modo, a falta de lubrificação força o atrito dos pistões com os cilindros, entre outras partes metálicas. Com as altas temperaturas, essas peças podem acabar ocasionando no motor fundido.

O conserto de carros com motor fundido tem custo dos mais elevados, uma vez que pode ser necessário realizar a troca de peças diversas e, até mesmo, de todo o motor. A expressão “motor fundido” significa que alguns componentes do propulsor atingiram a sua temperatura de fusão.

Olhe por baixo do motor: é importante deitar e olhar por baixo do motor, pois alguns vazamentos podem estar camuflados. É preciso que tudo esteja seco, como na transmissão. Na análise das condições do motor, é importantíssimo analisar o nível do óleo por meio da vareta.

Se o veículo está falhando quando você acelera, pode ser que o carburador esteja muito sujo e entupido. Isso é muito comum hoje em dia, pois os carburadores não estão preparados para os combustíveis usados atualmente e a maioria das pessoas se esquece desse equipamento.

Não aumenta a potência, mas eleva sobremaneira as chances de seu motor perder durabilidade, ter pistão e cilindro riscados e até travar.