Como saber se o morto deixou seguro de vida?

Perguntado por: lperalta5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Uma dica de como saber se o falecido tinha Seguro de Vida é analisar com atenção os papéis pessoais que ele tinha guardado, procurando por uma cópia da proposta de contratação. Caso não encontre nada, verifique a movimentação financeira da pessoa.

Se o beneficiário do seguro de vida morrer, o dinheiro é encaminhado aos seus herdeiros legais. Isso pode tornar o processo de acesso à indenização do seguro de vida bastante lento, pois passa a se exigir outros documentos comprobatórios, além de todo um trâmite jurídico que pode se arrastar por algum tempo.

Quem pode ser beneficiário do seguro de vida? Na prática, qualquer dependente financeiro pode ser seu beneficiário do seguro de vida, seja uma pessoa física ou jurídica.

Consultar CPF pela SUSEP
Caso dê preferência ao uso digital, veja o passo a passo para você consultar um seguro de vida pelo CPF: Acesse o site oficial da SUSEP; Na seção de busca da página inicial, no canto superior direito, pesquise por “Consultar Apólice de Seguro Garantia”; Na página encontrada, terá uma opção.

Em último caso, entre em contato diretamente com a empresa contratada, seu corretor, estipulante (no caso de contratos coletivos) ou estabelecimento comercial (no caso de produto/serviço contratado em rede varejista). Em caso de dúvidas, entre em contato por meio do seguinte endereço: orientaconsumidor@susep.gov.br.

Para saber se é beneficiário, entre em contato com a possível seguradora, informe os seus dados pessoais, e peça para consultar. Você também pode ir ao banco de que a pessoa era cliente para saber se ela tinha seguro de vida e pedir uma consulta para saber se você era seu beneficiário.

Nessas situações é preciso entrar em contato com o corretor ou seguradora que vão indicar os formulários e documentos necessários para prosseguir com o processo, que geralmente incluem certidões, certificados e comprovantes fiscais de gastos específicos de itens cobertos pela apólice.

12 meses

A vigência de um seguro de vida mais comum é de 12 meses. No entanto, existe a possibilidade de renovar o seguro, se esse for o desejo do segurado. Essa não é, porém, uma obrigação existente ao final da vigência do seguro.

Tendo os documentos em mãos, o beneficiário deve buscar contratar um advogado especialista em seguro de vida o mais rapidamente possível, pois o prazo prazo para exigir o pagamento da indenização é bastante curto.

Art. 794. No seguro de vida ou de acidentes pessoais para o caso de morte, o capital estipulado não está sujeito às dívidas do segurado, nem se considera herança para todos os efeitos de direito. Portanto, o seguro de vida não integra a herança e consequentemente não entra no inventário.

A diferença entre segurado e beneficiário são seus papéis no seguro, uma vez que ambos são participantes da apólice. Nesse caso, quem é o segurado no seguro de vida é a pessoa que contrata a proteção, e o beneficiário são seus dependentes, que receberão a indenização.

São os herdeiros que têm direito à herança do titular conforme determinação legal: descendentes (filhos, netos, bisnetos), ascendentes (pais, avós, bisavós, etc), cônjuge sobrevivente e herdeiros colaterais (irmãos, sobrinhos, primos tios até o quarto grau).

30 dias

O tempo para recebimento do valor do seguro de vida varia conforme as circunstâncias do sinistro. Em geral, o prazo para pagamento do seguro é de até 30 dias após a entrega de todos os documentos necessários. No entanto, em casos mais complexos, esse prazo pode ser maior.

Pensionistas da previdência não precisam ter uma apólice, mas podem fazer a contratação do produto, se desejarem. Nesse caso, não existem impedimentos para pessoas que recebem aposentadoria do órgão governamental, e o benefício não restringe a autorização para ter uma proteção de vida.

É possível acompanhar o andamento da solicitação do benefício e fazer a consulta seguro-desemprego pelo CPF através do site da Caixa Econômica Federal, pelo app Carteira de Trabalho Digital, pelo aplicativo Sine Fácil ou ainda no pelo site do Ministério do Trabalho.

Você também pode consultar as informações no APP do BB no caminho: Menu > Seguros > Seguro de Vida.

Ligar para 0800 722 24920800 722 2492 e informar os dados do titular do seguro e do beneficiário.

A emissão da apólice pode ser feita em até 15 dias após a contratação, período no qual o segurado estará coberto pelo seguro, mesmo sem esse documento em mãos. Em contrapartida, a seguradora pode, nesse intervalo, recusar o pedido do cliente em virtude do resultado da análise de risco.