Como saber se o mofo é perigoso?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

O mofo é considerado perigoso quando pode provocar reações alérgicas e intoxicações, como aqueles encontrados na maioria de alimentos, superfícies, objetos, tecidos ou no ar. Por outro lado, o mofo do gênero penicillium é a base para a produção de antibióticos.

Sintomas causados pelo mofo
Ao inalar o mofo, geralmente os pelos na mucosa do nariz servem como barreira, mas caso alguma partícula de fungo consiga chegar até o pulmão e região da garganta, doenças respiratórias podem surgir, como a pneumonia fúngica e a sinusite fúngica.

Tipos de doenças causadas pelo mofo
Entre os problemas respiratórios mais conhecidos que podem ser causados ou agravados pelos fungos estão a asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e alergias.

O bolor é o momento inicial de um fungo, sendo mais superficial e, consequentemente, mais fácil de remover. Já o mofo está em um estágio mais avançado e tem capacidade decompositora, podendo causar danos a estruturas e a móveis, caso não seja combatido a tempo.

30 dias

No geral, seu ciclo de vida dura em torno de 30 dias. O mofo é caracterizado pela presença de pontinhos pretos e normalmente corrói as peças e móveis. Já o bolor possui manchas em tonalidade acinzentada ou esverdeada e infecta principalmente a parte de trás dos móveis.

Por exemplo, no laboratório utilizamos uma temperatura de 121oC, por 30 minutos para matá-los. O recomendado, caso aconteça de encontrar o pão mofado, é jogá-lo fora.

Além das alergias, o mofo pode agravar quadros de doenças crônicas como asma e bronquite. Nessas situações, as crises respiratórias são intensificadas e sintomas como falta de ar, tosse e chiado no peito se fazem presentes. "Vale o alerta para a pneumonite de hipersensibilidade, que é a exposição crônica ao mofo.

Cryptococcus neoformans
Este fungo é encontrado no mundo todo e é um dos microrganismos que mais causam doenças em pessoas com HIV/Aids. Cerca de 180 mil óbitos por ano são atribuídos a este fungo, segundo a OMS.

O SENHOR Deus deu a Moisés e a Arão as seguintes leis a respeito de mofo nas casas. Essas leis deviam ser obedecidas depois que o povo de Israel tivesse entrado na terra de Canaã, que Deus lhes daria para ser deles.

Causas comuns do mofo do quarto
Ao contrário da cozinha e do banheiro, onde a umidade constante do vapor é uma das principais causas do mofo, o mofo do quarto pode ser causado por condensação e umidade do ar (por exemplo, de condições climáticas).

O bicarbonato é um excelente desodorante e elimina vários tipos de cheiro da casa. Mantenha uma rotina adequada de limpeza e inclua o vinagre nas soluções de higienização. O produto é ótimo para limpar a casa, eliminando os pontos de mofo e evitando que os fungos voltem a se desenvolver.

Inalar ou tocar os esporos de bolor pode causar uma reação alérgica, como espirros, corrimento nasal, olhos vermelhos e erupções cutâneas; podem também causar ataques de asma.

O mofo é formado por microrganismos que não podem ser vistos a olho nu e se espalham em locais úmidos, com pouca luz e baixa circulação de ar. Ele se multiplica por meio de esporos em ambientes propícios e formam colônias.

Como remover o mofo com bicarbonato de sódio
Em um borrifador, misture 240 ml de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (com cuidado, pois a solução borbulha). Aplique sobre a parede, deixe agir por 10 minutos e retire com um pano seco. Repita o processo se necessário.

Vinagre + Bicarbonato
“O ácido acético encontrado no vinagre é ótimo para limpar móveis e outros objetos mofados”, conta Caroline. Para preparar a solução, basta misturar 240 ml de vinagre branco e 1 colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo, já que a mistura borbulha bastante.

Para essa dica, coloque um pouco de vinagre em um pano limpo e esfregue até que o bolor saia da roupa, caso a peça esteja muito mofada o ideal é deixar ela de molho em um balde com água e vinagre por até 20 minutos e depois lavá-la normalmente.

Danos e riscos
O mofo-branco, ou podridão-de-Sclerotinia, é um doença gerada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, normalmente atacando hastes e ramos, gerando amarelecimento, murcha, secamento de folhas, podendo inclusive levar à morte da planta.

Os fungos mais temidos do mundo
É resistente a remédios e pode matar em menos de três meses.

O bolor, também conhecido como mofo, é um termo que se refere a várias espécies de fungos, que normalmente apresentam uma cor preta ou verde.