Como saber se o milho já está pronto para colheita?

Perguntado por: arocha5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Quando metade dos grãos da espiga apresentam uma mancha negra no ponto de inserção da espiga, é sinal de que o vegetal está pronto para ser colhido. Além disso, se a umidade dos grãos estiver em torno de 25%, isso também é indicativo de que a colheita já pode ser realizada.

Verifique a cor e o aspecto dos grãos. Se eles estiverem muito amarelos, e um pouco murchos, é porque o milho está mais maduro – mesmo depois de cozido, terá os grãos mais duros e menos suculentos. Se estiver branquinho, com os grãos bem estufados, então ele está mais novo e perfeito.

3 etapas do que fazer com seu produto após a colheita

  1. Conservação dos grãos. Para reduzir as perdas de pós-colheita e também para aumentar o tempo de conservação dos grãos armazenados, é essencial conhecer os princípios de conservação desses produtos. ...
  2. Armazenamento. ...
  3. Comercialização dos Grãos.

Fazer a colher durante a noite não facilita apenas o trabalho, mas contribui com a qualidade do produto. O milho fresquinho é mais valorizado no mercado. “Quando o milho chega cedo no mercado, com qualidade e com a palha bem verde, alcança um preço bem melhor”, explicou o agricultor Donizete Menck.

Após o plantio do milho deve-se cultivar uma espécie aproveitadora de resíduos como: amendoim, soja ou centeio. Após a colheita das plantas aproveitadoras, devem-se cultivar plantas recuperadoras de solo como: adubação verde, feijão de corda e batata doce.

O milho verde deve ser colhido estando os grãos no estado leitoso e apresentando de 70% a 80% de umidade. Esse ponto de colheita é muito variável por depender das condições climáticas resultantes de diferentes épocas de semeadura ou da região onde a lavoura foi instalada.

Em condição ambiente, dura no máximo um dia. Mesmo quando não se deterioram neste período, os grãos ficam com o sabor e a textura prejudicados. Como o milho verde suporta baixas temperaturas, ele pode ser mantido, com vantagem, na parte mais alta da geladeira, por até 3 dias.

Dicas: você pode misturar alguns temperos e até mesmo leite na água do cozimento do milho. Isso vai garantir mais sabor e suculência ao seu prato. Outra forma de deixar sua espiga ainda mais macia é adicionando 1 colher (sopa) de açúcar assim que a água começar a ferver.

O milho doce quando maduro ganha o nome amarelo ou duro.

Atualmente utiliza-se despendoar (retirar o pendão) a fêmea para possibilitar a polinização cruzada e assim colher essas linhas para semente que serão F1 (Figura 3).

Em média cada pé possui apenas duas espigas, mas a planta encontrada possuía oito espigas formadas e mais duas em formação.

Em pleno desenvolvimento, o consumo médio de água é em torno de 5 a 6mm/dia, o que corresponde a um quantitativo de 50 a 60 mil litros de água por hectare/dia.

Experimentos no país mostraram que a aplicação parcelada de nitrogênio em 2 ou mais vezes, com 60 a 120 kg/ha, não refletiram em maiores produtividades em relação a uma única aplicação na fase inicial de maior exigência da cultura, ou seja, 30 a 35 dias após a semeadura.

Espaçamento e densidade
A distância entre as linhas do milho passou de 80 para 45 a 50cm na última década.

Em média, um pé de milho pode medir 2,5 metros e a espiga no máximo 30 centímetros.

Melhor época para a plantação do milho
No caso da primeira safra, ou safra de verão, ocorre entre os meses de outubro a dezembro, meses de chuvas na maior parte do território brasileiro. Nesses meses, a plantação de milho obtém sucesso devido à maior presença de água.

Conforme Irineu Lorenzet, se o produtor precipitar em colher logo ao primeiro dia ensolarado, poderá gerar problemas em cadeia. Ele expõe que a umidade alta vai refletir em queda de qualidade e, portanto, menor remuneração ao produtor.

O Consultor GSI Armando Portas dá dicas de como produtores podem colher safra de milho mesmo com o excesso de chuva. Segundo ele, quando o grão está cheio, chega um determinado momento que ele para de acumular matéria seca, ou seja, a matéria seca não aumenta mais. É neste momento que o agricultor deve colher.…

Lua Crescente

A Lua Crescente favorece o plantio e o desenvolvimento de uma gama bem ampla de alimentos, pois favorece os legumes e cereais, ou seja, jiló, quiabo, abóbora, berinjela, milho, arroz e feijão.