Como saber se o milho está bom para consumo?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Verifique a cor e o aspecto dos grãos. Se eles estiverem muito amarelos, e um pouco murchos, é porque o milho está mais maduro – mesmo depois de cozido, terá os grãos mais duros e menos suculentos. Se estiver branquinho, com os grãos bem estufados, então ele está mais novo e perfeito.

O milho não deve ser consumido por pessoas alérgicas
Os sintomas mais comuns da alergia ao milho são vômitos, dores de estômago, indigestão, diarreia, chiado no peito, falta de ar, dificuldade em respirar, tosse, rouquidão, palidez, coceira na pele, inchaço de língua ou lábios, tontura, confusão mental.

Para determinar o ponto de colheita, é necessário dar uma volta pelo talhão e escolher a planta que melhor representa a média do talhão, ou seja, não se deve escolher uma planta totalmente madura nem tampouco uma totalmente verde, pois essas não representam a média.

Se seu objetivo é o armazenamento do milho e você não possui tecnologia para o processo de secagem, indica-se colher seus grãos com umidade em torno de 14%. Contudo, se você possui essa técnica em sua propriedade, é possível realizar a colheita com até 25% de umidade.

b) Despendoamento
Atualmente utiliza-se despendoar (retirar o pendão) a fêmea para possibilitar a polinização cruzada e assim colher essas linhas para semente que serão F1 (Figura 3).

Dicas: você pode misturar alguns temperos e até mesmo leite na água do cozimento do milho. Isso vai garantir mais sabor e suculência ao seu prato. Outra forma de deixar sua espiga ainda mais macia é adicionando 1 colher (sopa) de açúcar assim que a água começar a ferver.

Como congelar: Seque bem todas as espigas e coloque em um saco hermeticamente fechado, o ideal é congelar em pequenas porções, assim pode descongelar apenas o que for consumir.

Debulhado, o milho pode ser congelado cru e vai direto do congelador para a frigideira, panela, ou água fervente.

Para limpar o milho é preciso tirar a palha, retirar o cabelo e lavar em água corrente. Você pode congelar o milho cru ou cozido, em espigas ou em grãos. Para tanto, envolva as espigas com um filme de PVC e armazene no freezer, dentro de sacos plásticos, por três meses.

Ele tem muita vitamina A, componente que faz bem para a pele e visão, além de favorecer a imunidade e contribuir para a prevenção de doenças. O alimento também oferece boas quantidades de vitaminas B1 e B3, assim como de minerais — como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Benefícios do milho: um grão supernutritivo
Ele tem fibras, carboidratos, vitaminas e minerais! Confira a seguir em detalhes. O milho-verde é fonte de carboidrato, que é absorvido de forma lenta pela corrente sanguínea e evita picos de açúcar no sangue.

“Então pode utilizar, sim. O sabugo é um alimento rico em fibra, é uma fibra de boa digestibilidade e, normalmente, não se vê em quantidade nas fazendas, mas se você tem, vamos aproveitar!

“Você deve colocar grãos em um sistema de armazenamento com boa aeração, para poder controlar sua temperatura”, explica. Outro aspecto importante disso são os cabos de temperatura. “Recomendo ter cabos de temperatura no silo para ter uma maneira segura de monitorar os grãos”, afirma Hartwig.

O valor da saca do milho está cotado hoje em R$ 54,07.

O termo “verde” nada tem a ver com a cor, e sim com o estágio de maturação. Dessa forma, o milho verde é aquele que ainda não está maduro. Isso quer dizer que o milho consumido nas festas juninas ainda não está totalmente maduro.

O rendimento de milho verde (70 a 80% de umidade) foi avaliado pelo número (NTE) e peso (PTE) totais de espigas, número (NEEC) e peso (PEEC) de espigas empalhadas comercializáveis e número (NEDC) e peso (PEDC) de espigas despalhadas comercializáveis.