Como saber se o milho de pipoca está bom?

Perguntado por: emeireles8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A pipoca está pronta para colheita quando o caule e as folhas estão castanhos e secos, a semente está dura e quando uma “camada preta” é formada.

Quando não há água suficiente no interior do milho, o vapor não se forma e não é capaz de estourar a casca. O mesmo acontece caso a casca esteja machucada com furada, porque o vapor vai escapar sem que ocorra o estouro.

Frutos secos e milho de pipoca; Refrigerantes, como coca-cola ou guaraná; Legumes congelados. Estes alimentos podem geralmente ser consumidos alguns meses depois do seu prazo de validade ter terminado, desde que não existam alterações na sua cor, cheiro, textura ou sabor.

Verifique a cor e o aspecto dos grãos. Se eles estiverem muito amarelos, e um pouco murchos, é porque o milho está mais maduro – mesmo depois de cozido, terá os grãos mais duros e menos suculentos. Se estiver branquinho, com os grãos bem estufados, então ele está mais novo e perfeito.

De maneira geral, quando os grãos apresentam de 18% a 25% de umidade, eles já podem ser colhidos.

Guarde a pipoca em temperatura ambiente por uma a duas semanas. Se não tiver colocado sal, manteiga ou qualquer tipo de tempero na pipoca, ela vai durar pelo menos uma semana. Não a coloque na geladeira, porque isso vai trazer umidade, o que deixa a pipoca rançosa.

Se você deixar o milho de molho numa tigela com água por dez minutinhos você hidrata todos os grãos. E é isso que faz com que eles estourem. Fazendo esse truquezinho você garante que não sobre nenhum grão perdido sem estourar na panela.

Para que os grãos de milho estourem por completo é muito simples; basta você colocar o pacotinho de milho de pipoca dentro do freezer ou do congelador. Deixa ele morando lá. Quando você for fazer a pipoca retire a quantidade de milho necessário. Quando congelado os grãos não grudam uns nos outros.

É preciso uma excelente estrutura de casca para que o milho estoure. Cascas danificadas impedem que a umidade faça a pressão necessária para que o milho vire pipoca. "Se muita umidade escapar, o milho perde a habilidade de estourar e apenas fica ali", explica Bruce Hamaker, um professor de química alimentar da Purdue.

Nem todo milho vira pipoca porque alguns grãos podem ter furos ou rachaduras. Isso faz com que o vapor de água fuja e, assim, a casca não exploda, formando o que chamamos de piruá (o milho que não estoura).

No interior do grão, além da água, existe uma quantidade de amido em estado sólido que, com o aumento da temperatura, torna-se gelatinoso e tende a se dilatar. A pressão exercida pelo vapor d'água e pelo amido chega a ser maior que a pressão interna de um pneu de carro e rompe a dura casca do milho.

A palha deve estar bem verde e o cabelo, marrom escuro. Dê preferência para comprar milho com a palha, assim as espigas duram mais tempo na geladeira. Caso esteja sem a palha, verifique se a ponta da espiga está macia – isso é sinal que o milho está fresco.

O milho está pronto para ser colhido quando atinge a maturação fisiológica, momento em que 50% das espigas estão com uma pequena mancha preta no ponto de inserção com o sabugo. E o teor de umidade do grão precisa ser superior a 13%.

Como o milho verde suporta baixas temperaturas, ele pode ser mantido, com vantagem, na parte mais alta da geladeira, por até 3 dias. Não se esqueça de colocá-lo em saco de plástico para que os grãos não murchem rapidamente. O milho pode ser congelado na espiga ou em grãos.

O valor da saca do milho está cotado hoje em R$ 55,83.

O armazenamento deve ser feito em local seco, arejado, livre de pragas. Desta forma o milho – pipoca pode ser armazenado durante o período de safra para ser comercializado na entressafra quando o produto alcança valores mais rentáveis.

Coloque sua pipoca murcha em um recipiente que possa ir ao forno. Leve o recipiente com a pipoca murcha para o forno já desligado e deixe por 20 minutos. Pronto! Sua pipoca está crocante novamente!

Para reaproveitar o milho, espere alguns dias
Agora, é necessário guardar o recipiente em um local adequado, fresco e sem muito contato com o sol e a umidade. Isso vai ajudar na recuperação do milho. Contudo, vai precisar aguardar cerca de dois dias até conseguir fazer.

Como fazer pipoca de panela:

  1. Coloque o óleo cobrindo todo o fundo da panela.
  2. Coloque 2 a 3 grãos de milho e espere.
  3. Quando estes grãos estourarem, adicione o restante do milho.
  4. Retire do fogo e mexa por 30 segundos.
  5. Volte com a panela para o fogo e aguarde o restante do milho estourar.
  6. Tempere a pipoca ao seu gosto.

3 dias

Para permanecer crocante por até 3 dias, armazene a pipoca num pote de vidro com fechamento hermético ou saco plástico bem fechado. Atenção: tempere com sal a gosto apenas na hora de consumir – este é outro truque para manter as pipocas crocantes por mais tempo.

Nem óleo, nem manteiga e nem micro-ondas: a melhor forma de preparar a pipoca de forma saudável, evitando a perda de nutrientes e facilitando a perda de peso, é no forno. Um estudo francês demonstrou que fazer a pipoca apenas com ar quente é a forma mais adequada para quem visa saúde e bem-estar.